Bandeira Azul é hasteada na praia do Patacho, em Porto de Pedras

A solenidade de hasteamento da Bandeira Azul, selo internacional conquistado pela praia do Patacho, foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), no município de Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas. O evento contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Marcius Beltrão; do prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela; de gestores públicos, representante do Programa Bandeira Azul, empresários e prestadores de serviços turísticos da região.

Publicidade

Com critérios rígidos, o programa estabelece que destinos com sua certificação devem ter atividades de educação ambiental a moradores e turistas, informações sobre a qualidade da água disponíveis aos usuários, além de dados dos ecossistemas locais e fenômenos naturais, incluindo código de conduta que reflita as leis e normas relativas ao uso da praia. 

“O selo Bandeira Azul coloca Alagoas no roteiro internacional de turismo destacando a praia do Patacho como um destino ecológico e seguro para o lazer. Isso acontece porque aqui passa a ser cumprido rigorosos protocolos ambientais. E isso é fruto de uma grande integração que envolve o empenho dos poderes públicos – Governo de Alagoas e Prefeitura de Porto de Pedras, como também dos setores privados, empresários, associações, prestadores de serviços autônomos e toda a comunidade. Essa é uma conquista coletiva que envolve engajamento e compromisso presente e futuro”, expôs o secretário Marcius Beltrão.

Durante a fase piloto, encerrada com o hasteamento da Bandeira Azul, foi feito um monitoramento de qualidade semanal que averiguou as condições da água do mar, da praia e do entorno, diante dos critérios de exigências ambientais.

Autoridades fazem o hasteamento da Bandeira Azul na praia do Patacho (fotos: Ascom Sedetur)

De acordo com a coordenadora do Programa Bandeira Azul, Leana Bernadi, com o hasteamento, o desafio deste novo momento é assegurar que os protocolos ambientais permaneçam em prática para que a certificação seja mantida.

“O Selo Bandeira Azul é uma certificação de compromisso que todos os envolvidos têm com a limpeza e a segurança da praia. O ordenamento e a limpeza do lugar são uma obrigação tanto da gestão pública como dos prestadores de serviço e banhistas. Nós do programa ficamos muito felizes com essa conquista pela praia do Patacho. O Bandeira Azul está no Brasil desde 2008 e muito difícil subir uma bandeira porque os critérios são rigorosos diante da responsabilidade que devemos ter com lugares tão bonitos e paradisíacos como a praia do Patacho”, completou.

Sedetur   

A Sedetur é o órgão responsável pela articulação e diálogo com autoridades municipais para a conquista do Selo, incluindo um termo de cooperação assinado entre os executivos estadual e municipal de Porto de Pedras para adequação da praia ao Bandeira Azul. No total, 22 praias brasileiras contam atualmente com esta certificação, sendo apenas quatro no Nordeste: três na Bahia e o Patacho em Alagoas. 

O Selo Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa estimula as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.

Ao longo dos anos, o programa se tornou um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente em níveis local, regional e internacional. Visando praias, marinas e operadores de embarcações de turismo Sustentável, o programa é desenvolvido pela organização internacional, não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education).

Publicidade

Com início na França em 1985, foi implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Atualmente, o Programa Bandeira Azul se tornou global e no Brasil é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.


Com Ascom Sedetur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s