Lacos 21 lança desenho para crianças sobre a importância da APA Costa dos Corais

Pensando em levar conhecimento sobre ciência ambiental para as crianças, o Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos 21) criou um desenho chamado ‘Mar à Vista’ para entreter e educar os pequenos. Com foco em explicar a fauna e a flora da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que é a maior unidade de conservação marinho-costeira do Brasil, os personagens Doutor Dan, Dona Nise, Graci, Tutuca e a pescadora Linda trazem ensinamentos semanais sobre a APA de forma leve e repleta de aprendizados e de cultura alagoana.

Mar à Vista traz referências a grandes personalidades de Alagoas (reprodução)

O ‘Mar à Vista’ estreou seus episódios animados no dia 20 de junho. Anteriormente, os personagens, que carregam alagoanidade começando pelos seus nomes – trazendo referências a grandes personalidades de Alagoas – foram apresentados ao público em pequenos vídeos.

Todo o conteúdo produzido está sendo disponibilizado no YouTube do laboratório para facilitar o acesso das pessoas que queiram acompanhar com os seus filhos e para professores que queiram utilizar como material lúdico em sala de aula.

O desenho tem sido publicado toda semana, em formato de série, no YouTube. Para assistir diretamente aos episódios, clique AQUI.

Coordenadora do Lacos 21, a professora e doutora em Biogeografia Funcional, Ana Malhado, conta que a ideia surgiu por meio de sua experiência pessoal.

“Já era um desejo nosso criar conteúdo de divulgação científica para as crianças. Esse sentimento iniciou quando minhas filhas nasceram, e comecei a conviver com muitas outras famílias com filhos e sentia, cada dia mais, a necessidade de desenvolver o amor e o cuidado com a natureza e com meio ambiente para o público infantil”, diz Ana.

Por causa da quarentena ocasionada pela Covid-19, a iniciativa passou por adequações para o período.

“O projeto inicial era para contar histórias sobre a APA Costa dos Corais por meio de fantoches, mas, com o início do isolamento social, tivemos que buscar alternativas para continuar o projeto, e transformamos os roteiros em desenho animado. Não desistimos dos fantoches, é claro! Estamos ansiosos para começar a levar a nossa turminha para as escolas e outras áreas de convivência. Contudo, por ora, é a forma que nós aqui do Lacos encontramos para levar sensibilização ambiental e conhecimento de forma lúdica para os pequenos, aproveitando o momento em que pais e filhos estão passando mais tempo em casa também. Estamos muito empolgados e felizes com o projeto Mar à Vista! Espero que todos gostem e quem quiser contribuir, é só chegar!”, finaliza a professora.

O desenho tem sido publicado toda semana, em formato de série, no YouTube (reprodução)

Além do desenho, o laboratório de conservação ambiental da Ufal também tem o quadro Criança com Ciência, no qual os pais podem enviar as dúvidas de seus filhos sobre qualquer assunto para comunicacaolacos21@gmail.com e a equipe do Lacos esclarece os questionamentos com a ajuda de pesquisadores de todo o Brasil.

Os vídeos com as perguntas e respostas podem ser encontrados AQUI.

As iniciativas contam com o apoio da Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais Alagoas (Peld CCAL), do Instituto Ayni, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Costa dos Corais.


Fonte: Assessoria Lacos 21 / Texto: Victor Lima

Um comentário sobre “Lacos 21 lança desenho para crianças sobre a importância da APA Costa dos Corais

  1. Pingback: Lacos 21 lança desenho para crianças sobre a importância da APA Costa dos Corais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s