Os municípios pernambucanos de Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré, que integram o Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul, construíram em conjunto, através dos Núcleos de Saúde e do Turismo, um protocolo para prevenção e controle da Covid-19, atendendo às medidas para a retomada da atividade econômica na Região Turística Histórica, dos Arrecifes e Manguezais.
Além disso, foi desenvolvido o selo Turismo Ambiente Seguro, que identificará os empreendimentos em consonância com as novas orientações sanitárias. O protocolo contempla uma série de orientações de boas práticas e medidas de biossegurança.

“Desenvolvemos o material com a colaboração da sociedade civil e o apoio de todos os municípios participantes para que todos cuidem da saúde e para que possamos mostrar aos turistas e veranistas que estamos preparados para recebê-los com toda a segurança”, afirma a superintendente da Instância de Governança Turística Histórica, Arrecifes e Manguezais, Lizete Maioli.
O protocolo será distribuído virtualmente e estará disponível para download AQUI.
Serão distribuídos, ainda, em toda a região, cinco mil cartazes com orientações sobre a importância da lavagem correta das mãos e a utilização das máscaras de proteção.
O selo Turismo Ambiente Seguro permitirá uma visualização dos estabelecimentos que aderiram à ação e medidas de biossegurança. Um QR Code possibilitará a obtenção de informações complementares com orientações de prevenção à Covid-19.
Posteriormente, serão realizadas capacitações e qualificações com pousadeiros, barraqueiros, ambulantes, bugueiros, mototaxistas, donos de restaurantes, bares, mercadinhos e lanchonetes, entre outros profissionais da cadeia produtiva do turismo.
A Instância de Governança Turística da Região Histórica, dos Arrecifes e Manguezais vinculada ao Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul, foi instituída em 2019, atendendo a uma determinação do Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo.
Formada por cinco municípios (Tamandaré, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Barreiros e Rio Formoso), a Instância tem como objetivo a gestão descentralizada do turismo com ações em parceria em prol do desenvolvimento, da integração e da cooperação intersetorial de acordo com as realidades e especificidades regionais.
As pactuações são elaboradas pela atuação do poder público, comunidade, iniciativa privada e terceiro setor com foco na sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional. Além da Instância de Governança Turística, o Portal da Mata Sul conta com o Núcleo Intermunicipal de Saúde e o Núcleo de Gestão e Proteção Ambiental.
Com Assessoria
Pingback: Catamarãs de São José da Coroa Grande vão seguir protocolo sanitário específico