Entidades alertam sobre o golpe do falso perfil em Alagoas

Sorteios de diárias, descontos tentadores e até hospedagem gratuita. Tudo isso está sendo oferecido por perfis falsos de hotéis e pousadas, criados por estelionatários. O golpe cibernético é aplicado nas redes sociais, sobretudo no Instagram, e já chegou a Alagoas. O crime prejudica tanto os consumidores como os empreendimentos.

Ilustração: Blog da Costa dos Corais

No Litoral Norte do Estado, vários empreendimentos turísticos tiveram perfis falsos criados para lesar clientes, que são atraídos por promoções inexistentes. Dois hotéis de Maragogi já procuraram a delegacia de Polícia Civil para o registro de boletim de ocorrência.

“Infelizmente se trata de um golpe, um crime cibernético, que está acontecendo em vários estados brasileiros, não somente em Alagoas”, lamentou a presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Ana Maria de Carvalho.

“O golpe consiste na criação de perfis falsos dos estabelecimentos, onde são oferecidas super promoções e até diárias gratuitas. Na maioria das vezes, mandam links e quando o interessado clica neste link, os criminosos ficam com as informações pessoais. Há casos também de depósitos de reservas para garantir o super desconto”, alertou Ana Carvalho.

O golpe tem abrangência nacional. Os criminosos se aproveitam da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus e da retomada das atividades econômicas para agir.

“Recomendamos aos nossos associados denunciar o perfil falso ao próprio Instagram e fazer um boletim de ocorrência; que façam posts alertando o consumidor e sugerimos, ainda, que insiram a descrição ‘Conta Oficial’ em suas redes sociais, já que para ter o selo de verificação o perfil precisa atender a uma série de critérios ”, acrescentou Ana Carvalho.

A União Nacional de Conventions & Visitors Bureaus e Entidades de Destinos (Unedestinos) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Alagoas fizeram publicações em suas redes sociais alertando sobre o golpe, após receberem denúncias da prática criminosa.

“Estamos preparados para receber você com todos os protocolos de saúde e higiene. Mas atenção: para não cair em golpes online e concluir sua compra com segurança, entre em contato com o hotel e certifique-se da veracidade da promoção divulgada nas redes sociais”, alerta a postagem da ABIH Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s