“Bora Pernambucar?” Secretaria de Turismo dá inicio à campanha Retoma PE

Por Plínio Guimarães

Em tempos de pandemia, queda na atividade econômica e insegurança quanto ao futuro, a ordem é inovar. Enquanto muita gente se concentra apenas nas portas que estão se fechando, nos problemas e nas dificuldades provocadas pela Covid-19, tem outras que enxergam em meio à pandemia muitas janelas de oportunidades se abrindo.

É nesse cenário que a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur/PE) deu início, na quinta-feira (02), à campanha Retoma PE, com o lançamento do hotsite #meudestinoépernambuco. O objetivo da campanha, em um primeiro momento, é explorar o que, para o secretário da pasta, Rodrigo Novaes, todos os especialistas têm apontado como o novo perfil do turismo na retomada da atividade: “o turismo voltará inicialmente como atividade local”.

Página principal do hotsite Meu Destino é Pernambuco (fonte: divulgação)

De fato, os especialistas afirmam que um novo turista está surgindo por causa da pandemia. A localização continuará sendo um fator importante na tomada de decisão desse novo viajante, mas o fator segurança sanitária passará a ter um peso muito maior na escolha, e por isso as viagens mais curtas, para destinos com até 200 km da residência do turista e que possam ser realizadas em veículo próprio, serão as primeiras escolhas.

Pensando nisso, a Setur e a Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) estão aproveitando todo o trabalho desenvolvido no ano passado com o Bora Pernambucar para impulsionar a retomada do turismo no Estado, através do hotsite #meudestinoépernambuco.

O Bora Pernambucar foi uma campanha iniciada em junho do ano passado, voltada para o incentivo ao turismo interno no Estado, aproveitando as mudanças ocorridas no Programa Nacional do Turismo (PNT), do Ministério do Turismo, especialmente com o novo mapa turístico do Brasil.

Divulgação do Bora Pernambucar em Arcoverde (fonte: divulgação)

Bastante criativa, a campanha Bora Pernambucar, ao mesmo tempo em que tratava da divulgação dos diversos atrativos das regiões de desenvolvimento do Estado, levantava dados para a construção de um diagnóstico do turismo pernambucano.

O Bora Pernambucar começou pela região de desenvolvimento do sertão do Moxotó, pela cidade de Arcoverde. Ao todo, foram visitados 132 municípios, contemplando todas as microrregiões de Pernambuco.

O produto foi um documento que aponta os atrativos, os potenciais, os desafios e os gargalos de cada microrregião e que está definindo as ações prioritárias de cada uma delas, como promoções, publicidade e intervenções na infraestrutura.

Na campanha, Pernambuco virou verbo para incrementar a atividade turística em todos os cantos do Estado.

“No ano passado a gente fez o trabalho do Bora Pernambucar, que era um mote publicitário, mas que na verdade, como lastro, ele é um projeto de fazer com que os pernambucanos pudessem visitar o seu estado e conhecer as suas potencialidades. Também o utilizarmos para atrair turistas de fora do Estado, do Brasil e de fora do país”, disse o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Rodrigo Noaves, secretario de Turismo de Pernambuco

Agora, com a base conquistada com o Bora Pernambucar, o Retoma PE, além do hotsite #meudestinoépernambuco, envolverá uma série de ações pensando nos três momentos da retomada do turismo no Estado: a 1ª fase com o turismo local, a 2ª fase com o turismo nacional e a 3ª, e última fase, com a retomada do turismo internacional.

Na primeira fase da campanha o foco está no hotsite, inserido em uma campanha maior, #meudestinoébrasil.

A campanha é inspiracional e nesse momento ela ainda não está convidando as pessoas a visitarem os destinos pernambucanos, mas os inspirando, mantendo os atrativos pernambucanos na mente dos viajantes e trazendo a pauta das viagens novamente para a vida das pessoas.

Tão logo os destinos estejam com os protocolos de segurança sanitária implantados e com o selo Turismo Seguro, a campanha passa para um outro patamar, o de incentivo às viagens.

Selo Turismo Seguro

O hotsite  #meudestinoépernambuco abre com o vídeo do Bora Pernambucar. É um site colaborativo, onde os diversos destinos de Pernambuco são convidados a colaborar com novas imagens e textos, de uma forma bastante dinâmica. O hotsite tem links diretos com o Instagram e o Facebook oficiais da campanha, inspirando os visitantes a descobrirem Pernambuco.

Inicialmente, 25 destinos turísticos de Pernambuco estão com links ativos no site, com informações e imagens de cada um deles. Os demais destinos turísticos serão inseridos à medida que forem sendo produzidos textos e imagens.

“A ideia é que todos se apropriem de uma campanha que já está pronta, conceituada, e fazer a campanha de cada destino utilizando sempre as hastags da campanha: #meudestinoébrasil, #meudestinoépernambuco e #borapernambucar, e acrescentando a hastag própria”, explicou a diretora-executiva da BBG Brasil, Luciana Fernandes.

O hotsite disponibiliza peças para que os usuários baixem e montem sua própria arte com o design da campanha. Estão disponíveis peças para keyvisual, feed e stories, além de roteiros de 1 e 3 dias que podem ser baixados e compartilhados. Já estão disponíveis roteiros para a Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste Central e Sertão.

“Vai ser muito legal para descobrir coisas novas no Estado, que às vezes a gente não conhece. Então, você vai lá e descobre, baixa, brinca com as fotos, coloca o que você quer do seu estabelecimento, do que você vende, da sua pousada, do seu restaurante, do artesanato. O Importante é que a gente marque todas as hastags, pois isso também vai ajudar Pernambuco subir no ranking do Google”, detalhou a diretora de Marketing da Empetur, Milú Megale.

Para os responsáveis pela campanha, o mais importante agora é o engajamento de todos os atores do turismo pernambucano, pois as campanhas individuais dos destinos do estado e dos empreendimentos turísticos se complementam com a campanha principal Meu Destino é Pernambuco. Quanto mais posts, maior o alcance para todos!

Um comentário sobre ““Bora Pernambucar?” Secretaria de Turismo dá inicio à campanha Retoma PE

  1. Pingback: “Bora Pernambucar?” Secretaria de Turismo dá inicio à campanha Retoma PE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s