
Lançado no sábado (19), em Marechal Deodoro, o projeto Praia sem Barreiras será estendido a outros balneários turísticos alagoanos. De acordo com a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões, o objetivo é levar a iniciativa a Maragogi e a municípios da Rota Ecológica, a exemplo de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.
O Praia sem Barreiras tem como finalidade garantir lazer às pessoas com deficiência. Por meio de cadeiras de rodas especiais, projetadas para a praia, elas participam do banho de mar assistido, umas das atividades do projeto que incluem, ainda, a prática do vôlei sentado, jogo de bocha adaptado, xadrez em braile, dentre outras recreações.
“Esse Projeto tem a ver com a palavra de ordem da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, que é a inclusão. Hoje, aqui em Alagoas, 27,5% das pessoas têm algum tipo de deficiência, não só física. No Brasil, esse índice é de 24%, então estamos acima da média nacional”, revelou a secretária.
Cadeirante, Adriano Costa, 28 anos, aprovou a iniciativa. “A gente tem muita dificuldade de se locomover e esse é um projeto essencial para as pessoas com deficiência. Trata-se de um passo muito importante para a evolução da igualdade social e do direito de ir e vir”, constatou Adriano.
A solenidade de lançamento foi realizada na praia do Francês, em Marechal Deodoro, e contou com a presença do governador em exercício, desembargador Otávio Praxedes; do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, deputados, vereadores e presidentes de associações ligadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência.