
No Dia Nacional do Turismo, celebrado nesta terça-feira (8), notícias alvissareiras…
Com três novos hotéis já inaugurados este ano, dezessete em construção, recordes no fluxo de turistas nacionais e internacionais, o segmento turístico se consolida como uma das grandes forças motrizes da economia alagoana.
Segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), mais de 1.700 leitos de hotéis serão implantados somente no interior do Estado, nos próximos dois anos.
Já em Maceió, outros quatro hotéis estão em construção, aumentando a oferta de leitos e a qualidade da indústria hoteleira no Estado. Mesmo com uma rede maior, o índice de ocupação tem se mantido alto. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas, este índice é de 79,75% nestes primeiros quatro meses do ano, com pico de 88% durante o mês de janeiro.
Outro dado que mostra o crescimento do setor no Estado é o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Segundo a Infraero, somente neste primeiro trimestre do ano, o fluxo total de passageiros já cresceu 6,69%, totalizando 595.235 mil pessoas que desembarcaram ou embarcaram em Alagoas.
Somente em março deste ano, mais de 177 mil passageiros passaram pelo aeroporto, número 6,31% maior que o mesmo período do ano passado. Aquele foi o 12º mês consecutivo que Alagoas registra crescimento no fluxo de passageiros.
Os dados também são relevantes quando observamos a frequência de passageiros internacionais no Zumbi dos Palmares. Nos três primeiros meses do ano, 8.259 pessoas vindas de outros países passaram pelo Aeroporto.
O número é quatro vezes maior do que o registrado durante todo o ano de 2016, quando 1.940 estrangeiros estiveram por lá. No comparativo com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 83,2%, tendo em vista que em 2017 pouco mais de quatro mil e quinhentas pessoas de outros países visitaram Alagoas.
Fonte: Sedetur