
A Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados de Maragogi (Coopeagro) promoveu o plantio de mudas nativas da mata atlântica no Assentamento Bom Jesus, na zona rural do município. O reflorestamento foi realizado por meio de estudantes (filhos de agricultores) orientados pela Cooperação para um Mundo Justo e Solidário, organização não-governamental (ONG) italiana.
Segundo a missionária italiana Mirian Zendron, colaboradora da Coopeagro, o plantio de mudas nativas faz parte das comemorações alusivas aos 10 anos de fundação da cooperativa que congrega 110 agricultores espalhados por 10 assentamentos da reforma agrária estabelecidos em Maragogi. A Coopeagro foi fundada em 7 de setembro de 2003.
“Desejamos com o plantio das mudas que o agricultor passe a ver o mundo com outro olhar: o da preservação. Nossas matas são importantíssimas para regular o clima, as chuvas e ainda nos servem como atrativos turísticos, sobretudo para o europeus que ficam encantados com a biodiversidade”, declarou a missionária.
As sementes de pau-falho e de visgueiro foram colhidas há cerca de um ano e cultivadas numa estufa montada na sede da Coopeagro, no bairro Tereza Verzeri, à margem da AL-101 Norte, em Maragogi. Na segunda-feira da semana passada, o plantio foi iniciado. As mudas foram postas ao longo da Trilha do Visgueiro, no Assentamento Água Fria.

“O pau-falho é uma árvore muito usada na construção civil para fazer colunas, então, com o passar dos tempos, foi desaparecendo. Aqui, na Trilha do Visgueiro, só temos dois exemplares de pau-falho”, revelou Mirian Zendron. No sábado, a caravana seguiu para o Assentamento Bom Jesus, que também recebeu mudas de pau-falho e de visgueiro. No total, foram plantadas 500 mudas nos dois assentamentos.