Cooperativa faz plantio de mudas nativas em assentamentos de Maragogi

Crianças, filhos de agricultores, se engajaram no plantio das mudas (Divulgação)
Crianças, filhos de agricultores, se engajaram no plantio das mudas (Divulgação)

A Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados de Maragogi (Coopeagro) promoveu o plantio de mudas nativas da mata atlântica no Assentamento Bom Jesus, na zona rural do município. O reflorestamento foi realizado por meio de estudantes (filhos de agricultores) orientados pela Cooperação para um Mundo Justo e Solidário, organização não-governamental (ONG) italiana.

Segundo a missionária italiana Mirian Zendron, colaboradora da Coopeagro, o plantio de mudas nativas faz parte das comemorações alusivas aos 10 anos de fundação da cooperativa que congrega 110 agricultores espalhados por 10 assentamentos da reforma agrária estabelecidos em Maragogi. A Coopeagro foi fundada em 7 de setembro de 2003.

“Desejamos com o plantio das mudas que o agricultor passe a ver o mundo com outro olhar: o da preservação. Nossas matas são importantíssimas para regular o clima, as chuvas e ainda nos servem como atrativos turísticos, sobretudo para o europeus que ficam encantados com a biodiversidade”, declarou a missionária.

As sementes de pau-falho e de visgueiro foram colhidas há cerca de um ano e cultivadas numa estufa montada na sede da Coopeagro, no bairro Tereza Verzeri, à margem da AL-101 Norte, em Maragogi. Na segunda-feira da semana passada, o plantio foi iniciado. As mudas foram postas ao longo da Trilha do Visgueiro, no Assentamento Água Fria.

ONG italiana e Coopeagro se uniram para reflorestar assentamentos e a Trilha do Visgueiro
ONG italiana e Coopeagro se uniram para reflorestar assentamentos e a Trilha do Visgueiro

“O pau-falho é uma árvore muito usada na construção civil para fazer colunas, então, com o passar dos tempos, foi desaparecendo. Aqui, na Trilha do Visgueiro, só temos dois exemplares de pau-falho”, revelou Mirian Zendron. No sábado, a caravana seguiu para o Assentamento Bom Jesus, que também recebeu mudas de pau-falho e de visgueiro. No total, foram plantadas 500 mudas nos dois assentamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s