Guias de turismo: retomada faz crescer busca por regularização

A retomada bem sucedida do turismo em Alagoas tem incentivado a busca por regularização dos guias de turismo. De janeiro a novembro deste ano, 83 novos guias começaram a atuar no ramo e outros 105 renovaram seu cadastro regular para trabalhar no estado. A informação é da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).  

Nesta semana, a pasta realiza a entrega das carteiras aos guias de turismo que não receberam nos últimos seis meses, uma vez que a ação de distribuição havia sido suspensa pelo Ministério do Turismo (MTur) devido à pandemia. A carteirinha é a certificação do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) para os guias de turismo que regulamenta a atividade em todo o território nacional e tem uma validade de cinco anos. 

James fez o curso de guia: “O turismo aqui é muito grande. A gente tem que buscar fazer o melhor sempre” (foto: Jonathan Lins)

James Marques da Silva, de 53 anos, já trabalha com turismo há 25 e, no último ano, resolveu fazer o curso de guia e atuar de forma regular com a atividade. Ele atua como taxiturismo levando pequenos grupos de turistas para vários destinos alagoanos em seu carro particular. 

“Fiz o curso para me aprimorar, para dar um respaldo maior e mais qualidade para o meu trabalho. O turismo aqui é muito grande. A gente tem que buscar fazer o melhor sempre. O turismo cresce a cada ano que passa por isso é importante buscar se atualizar”, contou James.

Ainda de acordo com ele, a retomada do turismo em Alagoas já tem contado com turistas nacionais e internacionais.

“A retomada é uma realidade. Estamos trabalhando bastante. Alagoas é um destino muito procurado e a gente vai bombar ainda neste período de verão. Estamos seguindo todos os protocolos de segurança, atendendo muitos brasileiros, com destaque para gaúchos e paulistas, e portugueses”, ressaltou.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Rafael Brito, a procura pela regularização é essencial não só na garantia da qualidade do serviço prestado ao turista, mas também na geração de emprego e renda pela atividade.

“Buscando a qualificação e a regularização os nossos guias estão garantindo uma melhor qualidade nos serviços prestados aos turistas. Com capacitação, estes profissionais fortalecem a sua atividade tendo ainda mais potencial em gerar emprego e renda pelo turismo. A atividade já representa cerca de 10% do PIB do Estado e seguirá crescendo, fazendo uma diferença ainda maior na vida de milhares de trabalhadores alagoanos”, frisou o secretário Rafael Brito.

Carteirinha

A carteira de guia de turismo é emitida através do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), após a conclusão do curso do guia de turismo. Para novos registros ou renovação, é necessário procurar a Sedetur, através do telefone (82) 98833-4344, que também é WhatsApp, ou pelo e-mail cadastur.al@sedetur.al.gov.br, sempre de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h.


Com Ascom Sedetur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s