Com redução, passeio de observação do peixe-boi é retomado em Porto de Pedras

O passeio de observação do peixe-boi, feito no Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, está com as suas atividades restabelecidas desde 1º de agosto. As visitas foram suspensas em março, em função da pandemia da Covid-19.

Segundo a presidente da Associação Peixe Boi, Flávia Rêgo, a procura pelo passeio ainda é pequena, mas cresce à medida que as pessoas vão tomando conhecimento da retomada das atividades. Tendo como alicerce o turismo de base comunitária, o atrativo gera renda para 41 associados, entre jangadeiros e condutores, moradores da região.

“Todos estão otimistas por voltarem a trabalhar, mas conscientes e cumprindo os protocolos e recomendações dos órgãos de saúde”, destacou Flávia Rêgo. O passeio foi retomado com redução do número de visitantes por jangada, controle de pessoas dentro do espaço-sede, uso de máscara de proteção facial e utilização de álcool em gel 70%.

Os passeios foram suspensos por meio de portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que no dia 13 de julho, também através de portaria, autorizou a retomada das visitas públicas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, onde ocorre o passeio do peixe-boi.

“Quando o ICMBio e o município liberaram os passeios demoramos uns dias ainda pra começar, pois estávamos arrumando nossa sede e embarcações, por isso retomamos em agosto”, disse Flávia Rêgo, recordando as dificuldades vividas pelos associados durante o período de interrupção das atividades.

“Foi algo surreal, jamais imaginávamos passar as dificuldades que passamos, tanto pessoal como institucional. Mas tínhamos a consciência de que era necessário nos resguardar pra voltarmos com saúde. Retornamos com muitos prejuízos financeiros, mas aos poucos e com responsabilidade vamos conseguindo nos reerguer. Recebemos doação de alimentos do Luciano Huck (apresentador) e da Fundação Toyota do Brasil, que fez toda diferença pra gente”, lembrou.

Como fazer o passeio?

Os passeios são realizados diariamente, das 10h às 16 horas, ao preço de R$ 50 por pessoa. A sede da Associação Peixe Boi fica na Rua Luiz Ferreira Dorta, 25, em Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas.

Os telefones para contato são: 82 3298-6247 / 82 99810-3021, ambos possuem whatsapp. Instagram (@associacaopeixeboi) e Facebook (Associação Peixe Boi).

Um comentário sobre “Com redução, passeio de observação do peixe-boi é retomado em Porto de Pedras

  1. Pingback: Com redução, passeio de observação do peixe-boi é retomado em Porto de Pedras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s