Ocupação de resorts cresce 25% no 2º trimestre do ano

O segundo trimestre do ano (abril a junho) registrou números positivos para a hotelaria brasileira. O segmento de resorts ultrapassou, em todos os indicadores, os resultados de 2019, antes da pandemia.

Balanço divulgado recentemente pela Resorts Brasil apontou que os empreendimentos associados registraram crescimento de 25% na taxa de ocupação, entre os meses de abril a junho de 2022, ante o mesmo período de 2019 (pré-pandemia).

A receita operacional por quarto ocupado (TrevPOR), no segundo trimestre, já desconsiderada a inflação acumulada no período, já é 4% superior ao mesmo período de 2019.

São considerados resorts os hotéis de praia ou campo que contam com amplas instalações de lazer, oferecendo experiências completas aos hóspedes.

O Brasil conta, atualmente, com 131 resorts no país que ofertam 31.059 quartos, a maioria (81) em praias.

Ainda segundo a pesquisa da Resorts Brasil, foram identificados quatro projetos futuros de resorts, que devem ampliar em 997 a oferta de quartos no país.

Agências  

Já as agências de turismo, que comercializam entre os seus produtos diárias em hotéis, também alcançaram crescimento.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, 52,1% dos hotéis faturaram mais em consequência de uma demanda maior.

Os segmentos mais procurados, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), foram de sol e praia (56,2%), seguidos de cruzeiros (49,3%) e turismo cultural (45,1%).

Mesmo com o retorno das viagens internacionais, a maior parte dos serviços comercializados continuou sendo para viagens nacionais, com 60% de vendas de pacotes nacionais e 40% de internacionais.

Em relação aos destinos mais procurados, ainda segundo a ABAV, a lista inclui Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS), São Paulo (SP) e Salvador (BA).

Ainda segundo a entidade, a expectativa é de que o faturamento de 2022 das agências associadas se aproxime ou até supere os R$ 33,9 bilhões comercializados em 2019, antes da pandemia de coronavírus.


Com Ascom Mtur

Foto: Roberto Castro/MTur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s