Empregos no setor de Turismo crescem 42% no 1° semestre de 2022

O primeiro semestre deste ano registrou um aumento de 42,3% no número de vagas no setor de Turismo, na comparação com o mesmo período de 2021. O desempenho resultou em um saldo de mais de 44,5 mil novas vagas.

Segundo o Ministério do Turismo, os números são atribuídos à sensação de segurança no país, a partir de índices cada vez maiores de vacinação, além do efeito da demanda reprimida na busca de viagens desde o início da pandemia de Covid-19.

Neste primeiro semestre do ano, 6,1% das vagas formais geradas no Brasil tiveram relação com o turismo. Os dados são do painel Monitora Turismo, construído pela pesquisadora da USP Mariana Aldrigui, com base nos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Brasil)

Evidenciando a importância do Turismo para a recuperação econômica dos países no cenário pós-pandemia, a pesquisa relembra análise do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), maior autoridade empresarial do turismo mundial, que apontou que em anos anteriores a atividade respondia por 1 em cada 10 empregos no mundo.

Norte

Em outubro de 2021, o setor de Turismo já havia recuperado as perdas da pandemia, com um cenário positivo em quase todo o país. Segundo a pesquisa, na região Norte, contudo, as contratações foram aceleradas somente em 2022 a partir do fortalecimento do turismo de negócios, com destaque para os estados do Amapá (+81%) e Amazonas (+66%).

Já em relação às capitais, os melhores resultados na comparação com 2021 estão em Curitiba/PR (+96%), Macapá/AP (+72%) e São Luís/MA (+66%) cidades que são, ao mesmo tempo, emissoras de turistas de lazer e representantes do segmento de turismo de negócios e eventos.

A classificação, segundo a pesquisa, é a combinação propícia para os resultados positivos.


Com Ascom MTur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s