Dados divulgados nesta terça-feira (24) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apontam que nos primeiros três meses deste ano, 86% das vendas realizadas por operadoras e agências de viagens tiveram como destino o Brasil.
O Nordeste continuou sendo o destino mais procurado, com Salvador (BA) ocupando o primeiro lugar no ranking, seguida por Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN).
Como resultado desses números, no primeiro trimestre do ano o desempenho das operadoras e agências se manteve em ritmo de recuperação. Cerca de 85% faturaram mais ou alcançaram pelo menos a margem de 76% do mesmo período de 2021.
Os dados do estudo, desenvolvido em parceria com a SPRINT Dados, indicam, ainda, que 71% dos embarques nacionais realizados nos primeiros três meses do ano foram de novas vendas, ou seja, de serviços adquiridos neste mesmo período para viagens imediatas.
Viagens internacionais
Em relação às viagens internacionais, 85,2% das operadoras e agências de viagem informaram que a procura cresceu muito ou muitíssimo, sendo a abertura de fronteiras e a queda gradativa do dólar os principais responsáveis por esse avanço.
Entre os destaques nas buscas estiveram a Europa (59%), Estados Unidos (40%) e Argentina (25%). Já entre os produtos mais comprados nas viagens internacionais, destacaram-se a temática de Luxo, Praia e Sol, além da Cultural.
“Esse cenário mostra que a demanda reprimida por viagens segue se concretizando, com embarques mais próximos entre as pessoas de maior poder aquisitivo – vide o destaque para as viagens de luxo -, mas também ganhando força entre todos os brasileiros que amam viajar e que estão se organizando para que o tão desejado roteiro dos sonhos saia do papel e se torne realidade”, reforçou Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
Com Ascom Sedetur