AL é o 5º estado com mais adesões ao Selo Turismo Responsável no país; Maceió, a 3ª capital

Alagoas é o 5º estado brasileiro com mais adesões ao Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, concedido pelo Ministério do Turismo (MTur) e o 1º do Nordeste. Dentre as capitais, Maceió ocupa a 3ª posição no ranking nacional. A certificação está prestes a chegar à marca de 31 mil adesões em todo o país, informou a pasta.

O objetivo do Selo é garantir a segurança sanitária dos turistas e trabalhadores do turismo brasileiro, além de incentivar a recuperação econômica do setor, impactado pela pandemia da Covid-19.

Lançada em 2020, a iniciativa do MTur orienta a adoção de boas práticas sanitárias a 15 segmentos turísticos.

Publicidade

Os segmentos com maior número de adesão ao selo são: agências de turismo (9.072), meios de hospedagem (6.458), guias de turismo (4.454), transportadoras turísticas (3.758) e restaurantes, cafeterias, bares e similares (2.696).

Já os estados que registraram a maior adesão à iniciativa são: São Paulo (5.908), Rio de Janeiro (4.038), Rio Grande do Sul (2.456), Minas Gerais (2.447) e Alagoas (2.027). Quando analisadas as cidades, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Curitiba (PR) aparecem entre os primeiros da lista.

Protocolos

De acordo com os protocolos do Selo Turismo Responsável, nos restaurantes que servem buffet, por exemplo, a orientação é de que os equipamentos possuam uma barreira protetora para prevenir a contaminação dos alimentos e que sejam disponibilizados álcool e luvas no mesmo local onde ficam os pratos e talheres.

Já as locadoras de veículos devem higienizar os carros utilizando pano com álcool a 70% sobre as peças que estiverem em contato direto com os passageiros, como volante, cintos de segurança, maçanetas, chaves e cadeirinha de bebê.

Marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico e pesca desportiva, por sua vez, devem investir em comunicação visual educativa e designar monitores que orientem o público quanto às políticas de segurança adotadas. As navegações devem ocorrer respeitando o limite de 50% da capacidade da embarcação, além dos marinheiros.

Adesão

Para solicitar o selo é muito fácil: o estabelecimento precisa estar inscrito no Cadastur, acessar o site do Selo Turismo Responsável, através do site www.gov.br/turismo, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Assim, ele pode fazer o download do selo para impressão. Tudo de maneira rápida e gratuita.

O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente. O estabelecimento pode disponibilizar um QR Code juntamente com o selo pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.

Publicidade

Caso o turista verifique a ausência da adoção aos protocolos de biossegurança deve entrar em contato com o Disque Saúde pelo telefone 136 ou acionar os órgãos municipais de fiscalização sanitária.


Com Ascom MTur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s