Parceria garante programa de formação ambiental para professores de Maragogi

O Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), a Secretaria de Educação de Maragogi e o Instituto Bioma Brasil (IBB) firmaram parceria para implantar, no município, o programa de formação de professores da rede pública: Guia Didático – Os Maravilhosos Manguezais do Brasil.

Publicidade

Maragogi será o 8º município a receber o programa dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e o 14º no Brasil. A iniciativa já formou 600 educadores, beneficiando mais de 12 mil estudantes de 184 escolas públicas, espalhadas por municípios da zona costeira brasileira.

Presidente do Conselho Curador do CCC&VB, Luiz Cláudio Gonçalves, o “Lula”, destacou a importância dos manguezais para o equilíbrio do ecossistema costeiro.

“Como a educação é a principal maneira de se estabelecer e iniciar uma mudança na preservação e sustentabilidade dos recursos naturais na APA Costa dos Corais, o Trade Turístico – através de sua governança do CCC&VB – está apoiando o programa do Instituto Bioma Brasil, que irá formar professores da rede pública, neste momento focado em Maragogi”, disse Lula, citando os secretários municipais de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos; e de Educação, Artur Cavalcante, como parceiros da iniciativa.

Publicidade

Na semana passada, ele, o presidente do CCC&VB, Farid Daher; e o diretor financeiro da instituição, Ricardo Almeida, participaram de uma reunião virtual com o sócio fundador do Instituto Bioma Brasil, professor Clemente Coelho; e com a coordenadora de projetos da entidade, Laís Muniz Paiva.

Na ocasião, foi apresentado o Programa de Formação Educacional do IBB – Os Maravilhosos Manguezais do Brasil e iniciadas as tratativas para a execução do projeto.

O professor Clemente Coelho explica que o Guia possui 270 páginas, com 42 atividades fáceis de serem desenvolvidas em sala de aula e que abordam diferentes temas, mas sempre focados na região costeira.

“Trata-se de um curso de formação de professores. São 40 profissionais de ensino selecionados pelo município. Esses professores, então, passam por um curso de formação de 40 horas. Eles vão para as suas escolas, interagem com as coordenações locais, com outros professores, e desenvolvem projetos, utilizando o material de apoio didático que é o chamado Guia Didático – Maravilhosos Manguezais do Brasil”, explicou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s