Imagine fazer uma visita numa praia quase deserta, cercada de vegetação densa, com cores e tons daqueles paraísos que assistimos em grandes produções cinematográficas. Essa é a cara da praia de Ponta de Mangue, situada em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.
O local ainda conserva parte dessa natureza, e indo lá o visitante tem o privilégio de conhecer como está e como era o local a partir da década de 70, a partir das lentes do fotógrafo americano Link Harper, na exposição do artista, em cartaz no Museu da Praia.
A partir do dia 12 de fevereiro, até o dia 12 de março, o Museu estará aberto sempre aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.
Em virtude da pandemia do coronavírus, o local ficou fechado por dois anos, reabrindo nesta temporada com uma série de medidas de cuidado e prevenção à propagação do vírus, como o uso obrigatório de máscaras dentro dos locais fechados, o distanciamento e o quantitativo mínimo de pessoas por espaço fechado.
As imagens
Uma centena de fotografias em preto e branco está distribuída pelas salas do Museu, contando a história da praia, uma das mais bonitas e convidativas da região. A narrativa captada pelo fotógrafo, ao longo de suas temporadas morando no local, conta um tempo de famílias que viviam à beira-mar e tiravam seu sustento da pesca, sem eletricidade e outras comodidades da modernidade.
“Uma vida simples, de pessoas cuja humanidade excedia na virtude de dividir o pouco que tinham e a felicidade era a de viver tranquilamente e em plena harmonia com a natureza, tirando dela apenas o necessário. Um tempo mágico, onde as relações sociais eram totalmente presenciais”, explica o curador da exposição e artista plástico pernambucano, Jonas dos Santos.
Então, vale a pena incluir esse roteiro no seu passeio pelo paraíso e viajar no tempo estando no mesmo lugar.
Serviço:
Museu da Praia
Endereço: AL 101 – norte, s/nº, Ponta do Mangue – Maragogi-AL – CEP : 57955-000
Site : http://www.museudapraia.com.br – http://thebeachmuseum.com/
Email : info@thebeachmuseum.com.br – jonaslink@verizon.com.br
Fonte: Assessoria