Fluxo no Zumbi dos Palmares sobe 66,25% em 2021; Índice de Atividades Turísticas tem 7ª taxa positiva

Alagoas registrou um aumento de 66,25% no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares durante o ano de 2021, quando comparado a 2020. Os dados são da AENA no Brasil, administradora do aeroporto, e revelam ainda que, no mês de dezembro de 2021, houve um aumento de 23% na circulação de passageiros, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Publicidade

No total, mais de 1,9 milhão de pessoas passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares em 2021, ano em que o estado adotou medidas de segurança sanitária para se adequar à nova realidade, com a conquista do selo Safe Travels, da WTTC (World Travel & Tourism Council), além do Selo do Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, o que possibilitou o aumento do fluxo de turistas em Alagoas.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, a posição de destaque de Alagoas no setor turístico é fruto de uma construção estratégica continuada, que busca estruturar logísticas e atrativos.

“Os números demonstram que Alagoas tem cumprindo protocolos sanitários recomendados internacionalmente, avançando na vacinação e retomando o setor turístico. Ao longo de 2021, foram traçadas e executadas diversas estratégias – mantivemos o trabalho de divulgação do destino com os principais players do mercado e em parceria com o trade turístico local; além do diálogo contínuo com as companhias aéreas, reforçando acordos de concessão de incentivos e, consequentemente, garantindo novos voos para o estado e um maior fluxo”, relata o secretário.

Índice

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada na quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta novo impacto positivo da gradual retomada do mercado de viagens no Brasil.

Segundo o estudo, o Índice de Atividades Turísticas cresceu 4,2% em novembro de 2021 ante o mês anterior (outubro) no país, a sétima alta consecutiva, gerando um ganho acumulado de 57,5% no período analisado.

Oito dos 12 locais avaliados acompanharam a expansão, especialmente São Paulo (8%), Paraná (6,3%), Rio de Janeiro (2,8%) e Minas Gerais (2,3%). Na comparação com novembro de 2020, o aumento chega a 25,5%, a oitava taxa positiva seguida, impulsionado principalmente por empresas de meios de hospedagem, restaurantes, transporte aéreo, rodoviário coletivo de passageiros, locação de automóveis, serviços de bufê e agências de viagens.

No acumulado de 2021, as atividades turísticas cresceram 21,1%, influenciadas pelo aumento de receitas das empresas dos ramos de transporte aéreo, hotéis, restaurantes, locação de automóveis e rodoviário coletivo de passageiros.

Regionalmente, todos os 12 locais investigados registraram taxas positivas, com destaque para Bahia (49,3%), Pernambuco (42,7%), Minas Gerais (29,6%), Rio de Janeiro (16,8%) e São Paulo (9,4%).

Empregos

Outro dado relativo a novembro de 2021 corrobora a recuperação do turismo nacional. Segundo a pesquisa Monitora Turismo, baseada no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, o mês apresentou o melhor saldo de empregos formais do ano no setor: 38.959 novas vagas.

Publicidade

O número é mais de 17 vezes superior ao verificado em janeiro de 2021, quando houve 2.215 contratações formais.


Com Assessorias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s