Dez praias para curtir o verão em Alagoas

Corais, peixes multicoloridos, águas transparentes e mornas; surf, trilhas e muitas aventuras te esperam nas praias de Alagoas. Com 250 km de litoral, o estado alagoano tem uma diversidade de opções de praias para todos os gostos.

Publicidade

Confira, abaixo, dez opções incríveis espalhadas pela capital e pelos litorais Sul e Norte de Alagoas.

Ponta Verde

Com inúmeros coqueiros ao longo de sua orla, a praia da Ponta Verde, localizada em Maceió, é considerada uma das praias urbanas mais bonitas do Nordeste. Seu símbolo, o Farol da Ponta Verde, fica incrustado na incrível barreira de corais que compõe a região.

Praia de Ponta Verde (fotos: Ascom Sedetur)

Com boa infraestrutura de barracas e alguns ambulantes que circulam no local, a praia é ideal para frequentar com crianças durante a maré baixa, e também para a prática de caiaque, mergulho, stand-up paddle, natação e windsurf.

A Ponta Verde é ideal também para a prática de atividades físicas, com uma orla e ciclovia perfeitas para longas caminhadas ou um belo passeio de bicicleta. Uma caminhada no final da tarde na região oferece um pôr do sol inesquecível.

Pajuçara

Vizinha à praia de Ponta Verde, a enseada da Pajuçara encanta pelos tons azul e esverdeado do mar. Na região, há também bares, restaurantes e a famosa feirinha de artesanato.

Praia de Pajuçara

É da Pajuçara que partem os passeios de jangada artesanal para as famosas piscinas naturais, repleta de peixinhos coloridos e uma natureza exuberante.

Ipioca

Distante cerca de 22km do centro de Maceió, a praia de Ipioca fica localizada no Litoral Norte. Praticamente deserta e com uma longa faixa de areia, a praia é ideal para longas caminhadas.

Praia de Ipioca

Durante a maré baixa, é possível visualizar os corais da região e tomar banho nas piscininhas que se formam ao longo da praia, sendo ideal para as crianças. Na região, há também alguns beach clubs, que funcionam com sistema day-use; além de resorts.

Francês

Considerada uma das praias mais bonitas de Alagoas, a Praia do Francês é hoje um point muito procurado por quem visita Maceió. Ela está localizada na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25km da capital alagoana.

Boa parte da praia está cercada por uma barreira de arrecifes que, durante a maré baixa, faz com que a praia se pareça com uma piscina com águas calmas, perfeita para quem está com crianças e não quer encarar um local com ondas fortes.

Praia do Francês

Do lado direito da praia do Francês, sem a proteção dos arrecifes, as condições são ideais para a prática de surf e kitesurfe. Há também um belíssimo coqueiral na região que, ao final da tarde, compõe um cenário com pôr do sol inesquecível.

Barra de São Miguel

Situada no litoral sul de Alagoas, a Barra de São Miguel é ligada à capital alagoana pela rodovia AL-101 Sul, totalmente duplicada, o que torna o acesso ao balneário fácil e rápido. De carro, são apenas 25 minutos até a pequena cidade de cerca de 30 mil habitantes, queridinha dos alagoanos para uns dias de descanso.

Ao longo da orla litorânea do balneário é possível encontrar barracas e restaurantes, que oferecem apoio para os visitantes esquecerem o relógio e desfrutarem de petiscos e pratos à base de frutos do mar de excelente qualidade, além de sucos de frutas regionais, como mangaba e cajá, água de coco geladinha e drinks diversos.

Barra de São Miguel

A contínua barreira de arrecifes ao longo de sua costa torna suas praias um dos melhores destinos para banho do país, formando uma grande piscina natural, com águas calmas e cristalinas, ideais para a prática de stand-up paddle, caiaque, kitesurf, além de passeios de banana-boat.

Praia do Gunga

Localizada no município de Roteiro, a 45km de Maceió, a Praia do Gunga é considerada uma das mais bonitas do país. Quando a maré está baixinha, a praia se transforma em uma piscina natural de águas cristalinas.

O conjunto de vastos coqueirais, com falésias e morros de areias brancas e um mar tranquilo e com a temperatura ideal, fazem do Gunga um lugar especial.

Praia do Gunga

A praia do Gunga possui uma península e fica dividida em duas partes. Na ponta esquerda avistamos a Barra de São Miguel e o encontro do mar com a Lagoa do Roteiro. Neste lado da praia, há mais movimentação de turistas e diversos quiosques, que oferecem bebidas e muitas opções de petiscos e pratos a base de frutos do mar.

Do outro lado da praia, estão as famosas falésias do Gunga, belíssimas formações rochosas litorâneas e íngremes de areia colorida. Para chegar até as falésias, há passeios disponíveis de buggy ou quadriciclo, que prometem uma aventura deslumbrante na região.

Praia do Patacho

Areias claras, água translúcida, coqueiros a perder de vista e muito sossego. Assim é a praia do Patacho, localizada no município de Porto de Pedras, em Alagoas. Incrustada na já famosa Rota Ecológica da região Norte do estado, onde se localizam os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, a praia é sinônimo de sustentabilidade, com áreas de restinga preservadas e areias limpas.

Praia do Patacho

Na maré baixa, é possível chegar a pé às piscinas naturais que, com suas águas mornas e conjunto de corais e peixinhos multicoloridos, encantam os visitantes. A região, que é famosa pela exclusividade, possui pousadas de charme com ambientes que unem o rústico ao luxo e entregam sonhos, sem perder a tranquilidade de uma pequena vila de pescadores com clima de interior, sendo o destino ideal para relaxar e curtir o sol e mar.

Praia do Marceneiro

A praia do Marceneiro fica a cerca de 90km de Maceió, e é um pequeno paraíso localizado no começo da Rota Ecológica, no município de Passo do Camaragibe. Do ladinho de São Miguel dos Milagres, o local é o refúgio ideal para quem busca uma praia sem agito e praticamente deserta no Litoral Norte de Alagoas.

Praia do Marceneiro

Sem muita agitação, a praia conta apenas com um trecho onde ambulantes locais atendem a algumas poucas mesas. Além de curtir as águas calmas, mornas e transparentes, a praia é ideal para boas caminhadas, uma vez que a faixa de areia é bastante extensa e plana.

Ponta de Mangue

A praia de Ponta de Mangue é uma das mais famosas de Maragogi. Distante 140 km da capital alagoana, a praia encanta pelas águas verdes e mornas, com coqueirais que se estendem ao longo da costa, formando ótimas sombras para descansar.

Ponta de Mangue

Com águas calmas e arrecifes aparentes durante a maré baixa, a praia é ideal para famílias que viajam com crianças pequenas.

Pontal de Coruripe

Localizada a 90 km de Maceió, a praia do Pontal do Coruripe, na região sul de Alagoas, é perfeita para levar crianças. Durante a maré baixa, há uma extensa barreira de arrecifes de arenito, que forma uma piscina natural na beirinha, onde os pequenos podem aproveitar bons momentos de diversão.

Ponta do Coruripe

Há também alguns quiosques e restaurantes na região, que contam também com uma extensa faixa de areia plana, sendo ótima para longas caminhadas.

Do Mirante do Farol se tem uma ampla visão da praia e o entardecer no local proporciona um pôr do sol inesquecível. No artesanato da região, o destaque fica com os trabalhos produzidos com a fibra de Ouricuri, uma palmeira nativa do Brasil.

Publicidade

As artesãs utilizam a palmeira na produção de peças artesanais como chapéus, bolsas, cestaria, utensílios de casa e adornos. É muito comum encontrar as artesãs nas calçadas de casa trançando e descansando suas palhas ou nas duas associações presentes na região: a Associação das Artesãs do Pontal do Coruripe e a Pontal Art.


Fonte: Ascom Sedetur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s