Porto de Pedras recebe equipamentos do selo Bandeira Azul; Passo de Camaragibe, recursos para Plano Diretor

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur/AL) promoveu, na noite dessa quinta-feira (18), um encontro com representantes do trade turístico do Litoral Norte de Alagoas. A reunião aconteceu no hotel Sonhos do Patacho, em Porto de Pedras, durante a 11ª edição do Governo Presente, para discutir melhorias e estratégias a fim de fomentar o turismo na região.

Durante o encontro, a Sedetur e a prefeitura de Porto de Pedras fizeram a entrega dos kits e das placas do selo Bandeira Azul, recém-conquistado pela praia do Patacho, localizada na Rota Ecológica, no município de Porto de Pedras.

O Patacho é uma das 22 praias brasileiras premiadas na edição 2021-2022 com o selo ambiental e sustentável Bandeira Azul.

A certificação ecológica internacional é concedida apenas para praias, marinas e embarcações turísticas que adotam rigorosos critérios de gestão ambiental, diante de condutas que envolvem segurança, qualidade dos serviços, manutenção da qualidade da água, práticas de educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social.

Plano Diretor

Ainda durante a programação do Governo Presente, a Sedetur garantiu recursos para a elaboração do Plano Diretor de Passo de Camaragibe. O convênio foi assinado pelo secretário Marcius Beltrão em solenidade realizada no auditório Aurélio Buarque de Holanda. A cerimônia contou com a presença do prefeito do município, Ellisson Santos.

Assinatura do convênio ocorreu no auditório Aurélio Buarque de Holanda.

O plano diretor é o instrumento que orienta a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana dos municípios. Em Passo de Camaragibe, o documento será elaborado a partir do convênio firmado entre o governo de Alagoas, que vai liberar recursos através da Sedetur, e a Prefeitura Municipal.

“O Plano Diretor faz a diferença na organização do crescimento social e sustentável de um município, garantindo que todas as pessoas tenham acesso aos benefícios e oportunidades que o meio ambiente urbano pode trazer; além disso, uma cidade organizada gera interesse e atrai investimentos, consequentemente atraindo cada vez mais visitantes e gerando emprego e renda para os moradores”, expôs Marcius Beltrão.

O planejamento territorial define o melhor modo de ocupar uma região, além de garantir condições para financiar o desenvolvimento municipal e viabilizar a utilização dos recursos disponíveis de forma democrática e sustentável.

Para o prefeito de Passo de Camaragibe, Ellisson Santos, a execução do plano diretor é fundamental para o desenvolvimento do município.

“Nós temos uma demanda muito grande no nosso município e estamos sempre buscando o melhor para o nosso povo. Alcançar o crescimento e o desenvolvimento não é fácil, e agradecemos ao Governo de Alagoas pelo apoio e incentivo. Passo é uma cidade histórica e com um grande potencial turístico e é através do plano diretor que ela vai se desenvolver cada vez mais”, afirmou o prefeito.

Mais municípios

Além de Passo de Camaragibe, Paripueira já teve convênio assinado e a cidade de Porto de Pedras já está com o Plano Diretor licitado para dar início à ordem de serviço. Japaratinga, Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres são outros municípios alagoanos da região Norte que estão com processos em tramitação.

Após a assinatura do convênio com o Governo de Alagoas, a próxima fase é a de licitação, que escolherá a empresa que fará o projeto do Plano Diretor. Posteriormente, os planos diretores devem ser discutidos e aprovados pela Câmara dos Vereadores e sancionados pelos prefeitos de cada município.

O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.


Com Ascom Sedetur

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s