O segundo feriado prolongado do mês (15 de novembro – Proclamação da República) deve movimentar mais de 1,7 milhão de passageiros nos principais aeroportos do país, segundo levantamento do Ministério do Turismo.
Os 37 aeroportos da Infraero esperam receber quase o dobro de passageiros este ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre a sexta (12) e a próxima terça (16) cerca de 684 mil pessoas devem transitar pelos terminais da rede.
Deste total, Congonhas (SP) será responsável por embarcar cerca de 185 mil pessoas, o que representa um aumento de 74% em relação ao feriado de 2020. Já o aeroporto carioca de Santos Dumont, também operado pela Infraero, espera receber cerca de 117 mil viajantes.
O aeroporto de Viracopos-Campinas também figura entre os terminais mais movimentados do período, com 174,5 mil passageiros entre os dias 12/11 e 16/11. Já os aeroportos de Fortaleza e Confins (MG) esperam receber 56 mil e 125 mil viajantes, respectivamente.
O aeroporto de Guarulhos deve representar 26% de toda a movimentação apurada, com expectativa de receber 468 mil passageiros. O aeroporto de Brasília será o segundo mais movimentado, com estimativa de receber 185 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de novembro.
Dentre os destinos mais buscados pelos turistas da capital federal estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador.
Cartilha
Os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública lançaram a primeira edição da publicação “Consumidor Turista”, que reúne dicas e orientações sobre as relações de consumo e que pode garantir melhores experiências aos turistas.
As primeiras três edições da publicação são voltadas ao setor aéreo, que se subdivide em antes, durante e depois da viagem. A publicação conta com a colaboração da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Selo
Já o Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, busca auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança. A iniciativa estabelece protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações aos turistas.
Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 30 mil estabelecimentos turísticos do país. Saiba mais AQUI.