Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo aponta que mais de 1,7 milhão de pessoas devem passar pelos principais terminais aeroportuários do Brasil entre a sexta-feira (08.10) e a próxima quarta-feira (13.10), período do feriado prolongado. Os Aeroportos Internacionais de Guarulhos e Viracopos-Campinas estão entre os mais movimentados, recebendo cerca de 365 mil e 242 mil passageiros, respectivamente.
Segundo dados da Infraero, cerca de 700 mil pessoas são esperadas nos terminais administrados pela operadora, mais de 60% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Apenas o aeroporto de Congonhas aguarda 198 mil passageiros, número 122% maior do que o registrado em 2020.
Assim como o terminal paulista, dos 37 aeroportos operados pela Infraero, 27 estimam aumento no número de viajantes para este ano durante o feriadão de 12 de outubro em comparação com 2020.
Os aeroportos de Fortaleza e Confins (MG) também esperam uma grande movimentação de pessoas, com estimativa de receber, respectivamente, 66 mil e 110 mil passageiros. O terminal internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, aguarda 82 mil passageiros durante o feriado, um crescimento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Já o aeroporto de Brasília, maior centro de conexões de voos do país, espera uma movimentação de 190 mil passageiros e 1.435 voos, sendo dez extras para atender a demanda.
Segundo a Inframerica, que administra o terminal, a movimentação deste feriado deve ser 5% superior ao último feriado de 7 de setembro. Entre os destinos mais buscados pelos viajantes para os próximos dias estão as capitais do Nordeste – dentre as quais Maceió -, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Com Ascom MTur