APA Costa dos Corais foi a 8ª unidade de conservação mais visitada do Brasil em 2020

Mesmo com a restrição de público em boa parte do ano por causa da pandemia da Covid-19, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais saltou duas posições no ranking das 10 unidades de conservação federais mais visitadas do Brasil em 2020, passando do 10º para o 8º lugar.

No ano passado, a APA Costa dos Corais, que se entende do Litoral Sul de Pernambuco até o Norte de Alagoas, registrou 178.053 visitantes, que acessam, sobretudo, as piscinas naturais, formações recifais localizadas a poucos quilômetros da costa. Os números foram apresentados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Publicidade

As unidades de conservação do Brasil estiveram fechadas em grande parte do ano de 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19. Apesar disso, foram registradas 8,4 milhões de visitas durante o período de cerca de seis meses em que as atividades desses locais foram gradualmente restabelecidas.

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), os números mostram um crescimento contínuo de visitação até dezembro, o que não ocorria mesmo antes da pandemia, quando normalmente havia oscilações em alguns meses do ano.

Em seu primeiro ano de monitoramento, a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, lidera o ranking das unidades de conservação mais visitadas, com 3,3 milhões de registros. Em segundo lugar está o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 1,2 milhão, e na terceira posição, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, com mais de 658 mil visitas.

Confira a lista das 10 unidades de conservação mais visitadas do Brasil:

1 – Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca (SC): 3.337.560

2 – Parque Nacional da Tijuca (RJ): 1.233.101

3 – Parque Nacional do Iguaçu: 658.268

4 – Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo: 616.812

5 – Parque Nacional da Serra da Bocaina: 533.030

6 – Parque Nacional de Jericoacoara: 297.096

7 – Monumento Natural do Rio São Francisco 291.094

8 – Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais – 178.053

9 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – 120.592

10 – Reserva Extrativista Marinha de Soure – 119.933

Campanha

O Ministério do Turismo lançou, na quarta-feira (14), a campanha promocional “Turismo em Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias têm como foco a experiência do viajante e retratam a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada.

Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.

No dia 18 de julho, acontece o evento “Um dia No Parque”, realizada pela Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza) a fim de promover e valorizar as unidades de conservação brasileiras.

Publicidade

A edição de 2021 será online e inclui sessões de bate-papo e atrações musicais. Inclui ainda histórias de vínculo com as unidades, incentivando o compartilhamento de depoimentos em vídeos, textos ou áudios que contem experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciaram no parque.

A programação está disponível nas redes sociais do evento Instagram @umdianoparqueoficial e Facebook @unidoscuidamos.


Com informações da Ascom MTur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s