O Projeto Viva Orla pretende melhorar a infraestrutura das pequenas cidades alagoanas. O objetivo é potencializar o desenvolvimento econômico e turístico regional por meio do investimento de R$ 150 milhões. A iniciativa é Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e vai atender os 102 municípios.
Doze deles já estão com projeto em elaboração na Sedetur, que tratam da requalificações de praças, de orlas e áreas de lazer com a inclusão de equipamentos – a exemplo de quadras poliesportivas, bancos, playgrounds e obras de paisagismo.
“Para que um destino amplie o desenvolvimento de suas atividades e se torne mais competitivo é necessário investir em melhorias na infraestrutura, de forma a dinamizar a economia local e impulsionar a cadeia produtiva do turismo. O projeto Viva Orla nasce para mudar a cara dos municípios de Alagoas, fortalecendo o sentimento de pertencimento, autoestima e cidadania da população local”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.
Até o momento estão em elaboração projetos para os municípios de Maragogi, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e Paripueira, todos na região Norte do Estado; além de Penedo, Coruripe, São Brás, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Viçosa, Belo Monte e Jequiá da Praia.
Como participar
Os gestores interessados em participar do Viva Orla precisam assinar um convênio com a Sedetur e atender aos critérios administrativos e as adequações estruturais que compreende as condições das áreas que receberão a requalificação. A solicitação do convênio deve ser feita através de ofício.

Após a assinatura do convênio, a equipe técnica avalia a viabilidade dos projetos para, em seguida, dar início ao processo de execução. Atualmente, o Viva Orla está em fase de finalização de orçamentos para, em breve, seguir os processos de licitação que serão realizados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
Com Ascom Sedetur