O município de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, recebeu, no sábado (19), o selo Safe Travels de segurança sanitária. A chancela internacional foi entregue pelo superintendente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Roberto Kugelmas, ao prefeito José Severino da Silva, o “Déo”, e à secretária municipal de Turismo, Thereza Dantas.
Japaratinga é o terceiro município a receber o selo Safe Travels, depois de Maragogi e Porto de Pedras, todos integrantes da Costa dos Corais. A secretária municipal de Turismo afirmou que a conquista eleva a competitividade do destino diante do processo de retomada das atividades turísticas.
“Um selo como esse, um certificado internacional, que chancela a biossegurança na cidade e nos empreendimentos em si, pra gente é muito importante porque, diante da retomada turística, as pessoas vão buscar lugares, destinos e empreendimentos que têm a preocupação com a segurança sanitária. A cidade vem se preocupando com isso, vem monitorando e acompanhando, por isso somos um destino seguro”, destacou Thereza Dantas.
No mundo
A certificação já foi concedida a mais de 200 países, cidades e empresas do setor em todo o globo. O selo foi lançado em 2020 pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) com o objetivo de garantir a saúde dos viajantes e impulsionar a retomada do turismo em todo o mundo.
Cerca de 250 destinos turísticos já contam com a chancela em todo o planeta, reconhecida globalmente e apoiada pela Organização Mundial de Turismo (OMT). O selo permite que viajantes a negócios e lazer saibam identificar os destinos que adotaram protocolos globais de saúde e higiene.
O Estado de Alagoas também recebeu a autenticação e passou a emiti-la aos municípios e empreendimentos turísticos, através da Sedetur, Pasta responsável pela conquista do selo e pelo estabelecimento dos protocolos de segurança sanitária.