Crianças plantam mudas de ipê em homenagem ao centenário de Porto de Pedras

Crianças da rede municipal de ensino fizeram, na manhã deste sábado (5), o plantio de mudas de ipê em homenagem ao centenário de Porto de Pedras. A ação ocorreu em várias localidades da cidade turística do Litoral Norte de Alagoas. As comemorações dos 100 anos da cidade seguem até o dia 9 de junho.

Publicidade

A ação de educação ambiental abriu oficialmente a festa de 100 anos de Emancipação Política da cidade litorânea, que é considerada o coração da famosa Rota Ecológica dos Milagres. As crianças ficaram muito empolgadas com a iniciativa, que também marcou o Dia do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (5).

A pequena Kadimielly Sofia da Silva Carmo, de oito anos de idade, foi a primeira a plantar uma muda do projeto denominado “Em Porto de Pedras vá pela sombra”. A menina se sentiu feliz com o ato.

“Achei muito legal. Aprendi a cuidar do meio ambiente e é importante que todos tenham essa consciência”, disse.

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, frisou que a iniciativa abre com a “chave de ouro” a festa centenária.

Mudas de ipê foram plantadas em diversas áreas da cidade (foto: divulgação)

“Nada melhor de que começar plantando árvores, pensando já no futuro das nossas crianças e da nossa juventude. Fiz questão, junto com o vice-prefeito Dé Costa, para que o pontapé inicial fosse começando plantando o ipê, que significa renovação. É isso que a gente quer e conscientizando a população e as nossas crianças de preservar a nossa natureza, que é que vai nos manter vivos por um grande tempo”, salientou.

A secretária de Educação, Márcia Cunha, foi a idealizadora do projeto. Ela contou como surgiu a ideia.

“Surgiu na necessidade de a gente ver que com o crescimento da cidade e a ocupação urbana, as nossas matas, os nossos coqueirais. Eles têm diminuído muito e a gente quer que Porto de Pedras continue um local ecologicamente perfeito, maravilhoso. Então desenvolvemos esse projeto há dois anos. Queremos que Porto de Pedras se renove cada vez mais com um futuro promissor”, finalizou.

Publicidade

As 100 árvores representam os 100 anos do município, mas até o meio do ano serão mais de 4 mil em toda a cidade. Esse plantio também faz parte do plano de ordenamento do município e seguirá os padrões de urbanização que levam em conta distância da rua, acessibilidade para deficientes e também cumpre uma das exigências do programa Bandeira Azul, que está sendo implantado na Praia do Patacho.

Programação

Com Assessoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s