Pesquisa vai levantar informações para formatação de calendário gastronômico

De 1º a 10 de junho, o Ministério do Turismo (MTur) levantará informações, por meio de uma pesquisa online, com o objetivo de mapear os principais programas, projetos, ações e eventos realizados no país relacionados ao Turismo Gastronômico. De acordo com a Pasta, a ideia é construir um calendário com as iniciativas e atividades do segmento, que podem servir tanto para torná-las mais conhecidas aos visitantes quanto para o desenvolvimento de políticas públicas de apoio a essas agendas.

Publicidade

A pesquisa estará disponível até o próximo dia 10 de junho e pode ser preenchida, de forma rápida e online, no endereço www.turismogastronômico.tur.br. Podem participar órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal, além de instituições de fomento, como o Sistema S, e outras organizações que desenvolvam iniciativas relacionadas ao segmento.

Na plataforma online podem ser cadastradas iniciativas como eventos, festivais, projetos de qualificação profissional, roteiros e rotas, entre outras iniciativas diretamente ligadas ao Turismo Gastronômico.

Clique AQUI e participe.

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, o setor movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A gastronomia é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil. Oito em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo MTur com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional).

Publicidade

Na última semana, o MTur promoveu a oficina “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O encontro, que ocorreu de forma online, reuniu especialistas em turismo e gastronomia de todo o país para identificar estratégicas que ajudem a estruturar e promover o turismo gastronômico.

Entre as propostas levantadas na oficina estão a criação de uma rede colaborativa de especialistas no segmento, a realização de ações de divulgação dos atrativos e destinos gastronômicos e de valorização da riqueza da gastronomia brasileira, além de iniciativas de qualificação de toda a cadeia produtiva.


Com Ascom MTur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s