Os encantos de Porto de Pedras

Uma cidade bucólica, de praias desertas, lindas e limpas; muita história para contar, gastronomia de dar água na boca, artesanato criativo e inúmeras pousadas de charme. É considerada um dos destinos favoritos dos brasileiros. Esse paraíso se chama Porto de Pedras, um dos três municípios da conhecida Rota Ecológica, no Litoral Norte de Alagoas.

As principais praias da cidade já foram descobertas por milhares de brasileiros e estrangeiros. No Centro Histórico, cheio de casinhas coloniais, o mar se encontra com o rio Manguaba, formando um dos mais belos cartões postais. Entrecortado por manguezais preservados, o rio serpenteia e oferece passeios e um pôr do sol inigualável.

Travessia do Rio Manguaba, entre Porto de Pedras e Japaratinga (Fotos / arquivo Carlos Rosa)

Em Porto de Pedras as praias vão se seguindo com nomes e estilos diferentes. No Patacho, as pousadas de charme, as piscinas e a tranquilidade do lugar têm atraído investidores e projetos internacionais.

É no Patacho que está sendo implantado, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o projeto piloto Bandeira Azul, um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo.

Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Publicidade

“Receber a Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada à gestão de praias”, diz o secretário Rafael Brito, que destaca o empenho do prefeito Henrique Vilela em cumprir todas os protocolos exigidos.

As secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente estão atuando para garantir que todos os itens do calendário sejam cumpridos rigorosamente. A qualidade da água do mar e dos rios do município está sendo monitorada através do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, a cidade é a primeira da rota a disciplinar o passeio de jangadas às piscinas naturais, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Marinha. Para garantir a preservação dos corais, mutirões de limpeza urbana são realizados e a fiscalização permanente monitora os serviços.

Basta uma caminhada a mais e o turista chega à praia de Lages, que fica inserida em um povoado nativo. Seus vastos coqueirais oferecem muita sombra. E não é à toa que as pousadas instalam redários aos visitantes para “largatear” no lugar. Lages tem águas rasas, mornas, calmas e oferece piscinas fora do circuito turístico.

Se estendendo até a divisa com a vizinha São Miguel dos Milagres, o rio Tatuamunha é o santuário dos peixes-boi que encontraram no lugar o habitat perfeito. A faixa de praia na região leva o nome do rio famoso. Tem um centrinho de artesanato e gastronomia cheio de charme. Os artesãos de Porto de Pedras são acompanhados para garantir a qualidade do produto que caminha para uma certificação regional.

Todos os meios de hospedagem e serviços estão sendo inseridos no Cadastur e seguem o rígido protocolo sanitário da cidade contra a Covid-19. Desde o início da Pandemia, a prefeitura adotou todos os procedimentos e tem acompanhado a evolução dos casos.

Publicidade

O prefeito Henrique Vilela diz que vários projetos estão em andamento focados no turismo sustentável, valorizando as raízes e inserindo a população nas várias etapas desse desenvolvimento.

“Somos uma cidade centenária, erguida após muitas batalhas históricas que precisa aliar essa memória ao desenvolvimento moderno”, afirmou o prefeito.


Fonte: Assessoria. Foto destaque / Praia do Patacho: Bruno Athaíde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s