Mesmo com as festividades carnavalescas canceladas por causa da pandemia, o Litoral Norte de Alagoas registra boa ocupação hoteleira neste feriado prolongado. Estabelecimentos em municípios como Maragogi e Japaratinga recebem hóspedes que buscam refúgio e sossego, ao invés da agitação e das aglomerações características do período, em anos anteriores.
Segundo o Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB) e a Secretaria Municipal de Turismo, a taxa de ocupação deve ficar entre 80% e 95% durante o carnaval em Maragogi. O município foi o primeiro destino turístico alagoano a receber o selo internacional Safe Travels de segurança sanitária.
Resorts e hotéis operam com capacidade hoteleira reduzida para evitar aglomerações e, assim como os demais estabelecimentos, adotam protocolos sanitários. Nos grandes empreendimentos, metade do público é oriunda do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A outra metade é procedente de Alagoas e de estados nordestinos, a maior parte de Pernambuco.
Em Japaratinga, a taxa de ocupação deve ficar entre 70% e 90% durante o Carnaval, segundo informou a Secretaria Municipal de Turismo.
“Mesmo sem as festas, as pessoas se organizaram para vir. Os cancelamentos que tiveram foram poucos e à medida que esses cancelamentos foram sendo confirmados, outras pessoas fizeram as reservas, porque estão vindo para descansar, para sair da rotina. Estamos com a taxa de ocupação bem expressiva”, informou a secretária de Turismo de Japaratinga, Thereza Dantas.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) mostram que em todo o Estado, a taxa de ocupação média durante o Carnaval será de 66,5%. O dado corresponde aos 86 associados à entidade, a maioria localizada em Maceió.