Começando por Alagoas, MTur quer desenvolver turismo em áreas e imóveis da União

Representantes dos ministérios do Turismo (MTur) e o da Economia estiveram em Alagoas na semana passada. Eles visitaram algumas áreas da União no estado para iniciar um projeto-piloto, que busca desenvolver o turismo sustentável nesses imóveis espalhados pelo país. 

Segundo o MTur, a ideia é criar um modelo de gestão dos eventuais serviços ofertados de maneira ordenada e descentralizada em áreas inalienáveis da União, em parceria com a iniciativa privada, e identificar imóveis com potencial turístico em desuso para concessão ou venda.

Publicidade

Os secretários Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza, e o Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Faria, inspecionaram as áreas em Alagoas. Eles visitaram, ainda, atrativos turísticos da União nos municípios de Maceió, Maragogi e Marechal Deodoro.

“Nesse primeiro momento, nossa intenção foi, além de visitar o destino in loco, fazer um alinhamento entre os governos Federal, Estadual e Municipal com relação ao desenvolvimento turístico de Alagoas, envolvendo essas áreas da União e a gestão dos serviços nas praias. Após isso, vamos verificar qual tipo de modelagem pode ser aplicada nesse projeto, buscando o equilíbrio respeitando a dinâmica de mercado e o desenvolvimento humano,” disse Lucas Fiuza.

Alinhamento

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, recebeu a comitiva do Governo Federal. Na ocasião, eles debateram o fomento das ações de desenvolvimento turístico em Alagoas.

O case do hotel Vila Galé foi apresentado durante a reunião (foto: Jonathan Lins)

Acompanhado do secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, Brito apresentou à equipe o case do hotel Vila Galé, a fim de garantir que o projeto seja replicado para outras regiões através do conjunto de forças entre o estado e a união.

Em alinhamento a esta proposta, a comitiva federal também realizou visitas técnicas em áreas do Litoral Norte e Sul de Alagoas com potencial para receber futuros investimentos de novos empreendimentos turísticos.

Publicidade

“O trabalho conjunto dos governos estadual e federal é fundamental neste momento em que o potencial turístico de Alagoas alcança um patamar de ainda mais destaque nacional e internacional, com cases de sucesso representativos, a exemplo do hotel Vila Galé. A união é estratégica e necessária, nossa meta agora é garantir que projetos como este possam ser levados para outras cidades e regiões do estado e com o trabalho em conjunto vamos seguir promovendo o desenvolvimento de todo o setor, assegurando desta forma emprego e renda para a população”, salientou Brito. 


Com assessorias do MTur e Sedetur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s