Superação foi palavra de ordem do Costa dos Corais Convention para vencer 2020

O Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB) divulgou as ações desenvolvidas em 2020. Num ano marcado por incertezas e impactos causados pela pandemia, que atingiram em cheio o setor turístico, a palavra de ordem posta em prática pela entidade foi superação.

Em números gerais, foram 119 participações em lives, webinars e capacitações online; e 67 em reuniões online. O CCC&VB promoveu, ainda, 247 atendimentos de demandas variadas de seus associados e os enviou 29 informativos diversos. O CCC&VB promove e divulga o Litoral Norte de Alagoas, destino turístico que se estende de Maragogi a Paripueira.

“O Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau estava preparando as ações do planejamento para 2020, quando tudo foi paralisado. E começamos a munir nossos associados com informações relativas à pandemia, que infelizmente ainda nos ronda e nos amedronta, e fomos forçados a nos reinventar, fizemos tudo o que foi possível fazer”, recordou a presidente executiva da entidade, Ana Maria de Carvalho.

Uma das primeiras ações no enfrentamento à pandemia foi realizar uma reunião com a prefeitura de Maragogi e empresários. Na ocasião, o CCC&VB foi convidado para participar do Comitê de Gestão de Crise de Maragogi. Encontro com o mesmo intuito foi promovido em Japaratinga.

“Tivemos que paralisar parte de nossas ações previstas no planejamento, enviamos aos associados as medidas de prevenção adotadas e um comunicado com as atitudes tomadas pela entidade durante a pandemia da COVID-19”, recordou Ana Carvalho.

A diretoria da entidade deliberou pela isenção da mensalidade nos meses de abril, maio e junho, sem qualquer prejuízo ao vínculo entre a instituição e os associados. O Costa dos Corais Convention também atuou na articulação política com as três esferas governamentais e o terceiro setor, por meio da Unedestinos (União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Promoção). As ações de comunicação interna e de promoção do destino, por meio do marketing digital, foram intensificadas.

O CCC&VB aderiu à campanha Não Cancele Sua Viagem. Remarque! Promoveu e participou de diversas lives, webinars, reuniões e capacitações online. “Participamos ativamente, neste ano de forma virtual, do Comitê das Bacias Hidrográficas, Comtur, Conapacc, Condema, Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Comitê Gestão de Crise de Maragogi”, recordou Ana Carvalho.

“Participamos de todas as etapas, em Maragogi, do Projeto Orla, Plano Diretor, Plano Municipal de Turismo e do Comitê Sedetur/Prefeitura Municipal referente à Revitalização da Orla de Maragogi, inclusive agimos ativamente para incluir este pleito, que não estava previsto inicialmente, dentre as obras estruturantes que virão com financiamento captado pelo Governo Estadual de Alagoas, junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina –CAF”, acrescentou.

A entidade também participou do Movimento GO LIVE – Juntos pelos Eventos, que tem como objetivo mobilizar governos, líderes de opinião e a sociedade, como um todo, visando contribuir no combate à pandemia e programar a retomada segura dos eventos, o mais rapidamente possível.

Campanhas

O CCC&VB se engajou, também, na iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) que criou o Selo Turismo Responsável Limpo e Seguro, bem como apoiou e incentivou os associados a participarem da Campanha Seu Próximo Destino É Alagoas, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que tem como objetivo fomentar o turismo regional.

“Divulgamos e parabenizamos a Sedetur-AL pelas providencias em trazer para o Estado de Alagoas o Safe Travels – Selo Internacional de Turismo Seguro”, destacou. Outra ação destacada pelo CCC&VB foi a articulação feita pela entidade junto à Equatorial Alagoas. “Hoje existe um canal direto entre ambas que resulta numa maior celeridade no atendimento”, frisou Ana Carvalho.

Em agosto, o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, e a Secretária Municipal de Turismo, Thereza Dantas, homenagearam os meios de hospedagem associados ao CCC&VB que se destacaram no Prêmio Top The Best Travellers da Tripadivisor. A entidade também foi homenageada pelo município, na ocasião.

Meios de hospedagem associados ao CCC&VB que se destacaram no Prêmio Top The Best Travellers da Tripadivisor foram homenageados (foto: divulgação)

O presidente do CCC&VB, Luiz Cláudio Gonçalves, o “Lula”, lembrou que 2020, que ora se finda, começou com muito otimismo para o turismo na Costa dos Corais, no Brasil e no Mundo, mas lamentou que o setor tenha sido surpreendido pela pandemia da COVID-19, “a maior ameaça contemporânea já vivenciada à economia turística”, nas palavras dele.

“Mas, sobrevivemos mais fortes e com resiliência, e, sem dúvidas, com muitos aprendizados em todos os níveis, desde o gerenciamento interno em nossas empresas, às ações de captação e divulgação do nosso destino”, destacou Lula.

“Em 2020, completamos sete anos de nosso CCC&VB e 21 anos de associativismo. Somos a governança horizontal mais atuante na nossa região, que contabiliza muitas realizações em prol de nossa comunidade e por consequência em prol da sustentabilidade de nossas empresas. Nossas perspectivas para 2021 são sempre as melhores, turistas frequentando nossos meios de hospedagens e trazendo oportunidades de negócios para todos os demais segmentos do setor e que possamos retomar as ações de nossa Associação, tudo com muita responsabilidade e profissionalismo”, finalizou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s