A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) de Alagoas promoveu um famtour com agentes de viagens argentinos pelos principais pontos turísticos do estado, visando fomentar o fluxo turístico entre os dois destinos.
O país vizinho é o principal emissor de turistas internacionais para as terras alagoanas. A ação ganha ainda mais relevância em razão da reabertura da fronteira da Argentina para países da América Latina e a retomada gradual da atividade turística em Alagoas.
Em parceria com a operadora argentina All Seasons e a Luck Receptivo de Maceió, 10 agentes que atuam nas principais cidades argentinas, como Buenos Aires e Córdoba, conheceram cidades como Maceió, Marechal Deodoro e Maragogi em uma programação de seis dias que se estendeu por terras alagoanas até a terça-feira (01). Carneiros e Porto de Galinhas, em Pernambuco, também recebem os profissionais.
Além dos principais pontos e atrativos turísticos, os agentes fizeram visita técnica a hotéis de todos os destinos, além de vivenciar experiências culturais e gastronômicas. Os profissionais receberam também kits da campanha Alagoas Te Faz Feliz, do Governo do Estado, com material promocional.
Os protocolos sanitários implantados em todos segmentos do turismo em Alagoas, já validados com a certificação internacional do selo Safe Travels, da WTTC, também foram conhecidos pelos profissionais na prática. Para o gestor da Sedetur, secretário Rafael Brito, esta ação é essencial para consolidação do Destino Alagoas no mercado argentino.
“Estamos empenhados desde o início da pandemia em promover o turismo, atividade tão importante à economia alagoana, de forma segura e responsável. A vinda dos agentes argentinos para cá para que eles conheçam in loco não só as nossas belezas naturais e atrativos ao ar livre, mas também a forma como estamos conduzindo a pandemia e nos adequamos – em todos os segmentos envolvidos com o turismo – a esta nova realidade, é importantíssimo. Estes profissionais irão relatar aos seus clientes o quanto estamos prontos para recebê-los e, certamente, estes irão escolher Alagoas em suas próximas viagens”, ressaltou.
Os trechos aéreos entre Maceió e Buenos Aires, capital do país portenho, têm sido comercializados com escala curta em São Paulo pelas principais companhias aéreas do Brasil e da Argentina. Em 2019, o fluxo de turistas argentinos representou 90% do fluxo de passageiros internacionais do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, considerado principal porta de entrada de turistas no estado.