A ponte de madeira sobre o Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, será reconstruída. O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Paulo Tavares, assinaram, na manhã desta segunda-feira (21), a ordem de serviço para início das obras, orçadas em R$ 909.881,68.

A nova estrutura terá 350 metros de extensão. O prazo previsto para a entrega é de 90 dias. O equipamento vai beneficiar os moradores do povoado Tatuamunha e voltará a fomentar a atividade turística, por meio do passeio de observação do peixe-boi marinho.
Até 2014, a ponte era utilizada pela Associação Peixe Boi, que oferta o passeio turístico de contemplação do mamífero aquático. Com o avanço da deterioração, a entidade deixou de usar a estrutura temendo a ocorrência de acidentes. Com isso, foi obrigada a mudar o ponto de embarque dos turistas, que por meio de jangadas fazem o passeio, um dos mais procurados do Litoral Norte de Alagoas.
“A ponte sobre o Rio Tatuamunha é essencial para que o turismo aconteça, não só para o passeio do peixe-boi, como também para o desenvolvimento comunitário. Ela vai agregar mais valor ao passeio, que é fonte de renda para muitas famílias”, declarou a presidente da Associação Peixe Boi, Flávia Rêgo. A entidade possui 40 associados, entre jangadeiros e condutores do passeio.
“Essa é uma obra que vai garantir a preservação do meio ambiente, potencializar o turismo, ampliando as possibilidades de visitação; e melhorar a vida das pessoas daqui, porque também dá acesso a outras comunidades”, destacou Renan Filho.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, também participou da solenidade. Ele lembrou que Porto de Pedras é um destino completamente diferente dentro de Alagoas, integrante da Rota Ecológica e também da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
“Nossa missão é manter estas características tão específicas da região, o contato direto com a natureza em sua essência. A reconstrução da ponte sobre o Rio Tatuamunha é um passo importante desse nosso compromisso, permitindo o desenvolvimento do turismo sustentável da região”, ressaltou Brito.