O registro foi breve: cinco segundos apenas, mas o suficiente para a constatação da boa-nova: a fêmea de peixe-boi Aira pariu mais um filhote, o segundo.
O pequeno deu o ar da graça nesta quarta-feira (5) e foi flagrado emergindo para respirar ao lado da mamãe, nas águas do Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, próximo do Recinto de Aclimatação do Programa Peixe Boi.

O registro em vídeo é de Lesenilson Cavalcante, que integra a equipe de tratadores da Base do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Porto de Pedras. O rebento ainda não tem nome. O irmãozinho se chama Bacurio.
“O filhote tem cerca de 15 dias de nascimento. Ele possui entre um metro e dez a um metro e vinte centímetros de tamanho. Ainda não foi possível identificar o sexo”, informou Diego Santos, bolsista pelo projeto Áreas Costeiras e Marinhas Protegidas (GEF Mar) e membro da equipe de Gestão Socioambiental (apoio à comunicação).
Até o momento, 46 animais foram reintroduzidos pelo Programa Peixe Boi em Alagoas. A iniciativa atua na preservação da espécie (Trichechus manatus manatus).
Trata-se do mamífero marinho mais ameaçado de extinção do país. A estimativa populacional é de cerca de apenas 500 indivíduos distribuídos ao longo da costa brasileira.
A presença dos animais também é fonte de renda para as comunidades locais, por meio do turismo de observação.
Pingback: Filhote de peixe-boi é avistado em Porto de Pedras; veja vídeo