Placas de prevenção a afogamentos são fixadas em Maceió, Maragogi e Japaratinga

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) instalou, nesta semana, placas de prevenção a afogamentos nas cidades de Maceió, Maragogi e Japaratinga, pensando na segurança de turistas, visitantes e moradores. Com um recado de atenção, as placas sinalizam pontos de possível risco de afogamentos em praias das três cidades.

Placas de prevenção a afogamentos foram instaladas nas cidades de Maceió, Maragogi e Japaratinga (foto: Ascom Sedetur)

Em Maceió, as praias de Ponta Verde e Jatiúca receberam a sinalização. Em Maragogi foram instaladas sete placas, distribuídas entre as praias de Antunes, Barra Grande, Peroba, Xaréu e Ponta de Mangue. Já em Japaratinga, receberam a sinalização as praias de Barreiras do Boqueirão, Albacora e Central.

Ao todo, 12 placas foram instaladas que alertam sobre o risco de afogamentos, feitas em português e inglês, com mensagem de alerta também quanto à variação de maré, que interfere na praia subindo ou baixando o nível do mar, o que pode trazer uma falsa sensação de segurança ao visitante que não conhece essas particularidades da região e se arriscaria em alto mar em meio a maré baixa.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), durante a última temporada de verão, entre os meses de outubro de 2019 e março de 2020, foram registradas 46 ocorrências de afogamentos.

Já na região de Maragogi, que também engloba o município de Japaratinga, foram três registros neste mesmo período. A classificação da CBM também traz números de resgate de corpos na praia – o que não necessariamente tratam-se de vítimas fatais de afogamentos -, nesta categoria foram cinco ocorrências na capital e duas nas duas cidades citadas da região Norte.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a instalação das placas é mais uma medida de segurança a todos os turistas, visitantes e moradores.

“Apesar de nossas praias serem consideradas tranquilas, com mar calmo e ondas rasas, ainda existe o risco de afogamento em alguns pontos, além dos efeitos causados pela variação da maré, que pode trazer risco a quem não conhece esse fenômeno natural, tão característico do nosso litoral. Por isso, é essencial alertamos a todos destes riscos, visando prevenir acidentes, principalmente nestas cidades que são nossos maiores polos turísticos e que certamente receberão um grande volume de turistas”, pontuou Rafael Brito.


Com Ascom Sedetur

Publicidade

Um comentário sobre “Placas de prevenção a afogamentos são fixadas em Maceió, Maragogi e Japaratinga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s