Registro no Cadastur tem aumento de 38% em 3 meses

O número de registros no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) teve um aumento de 38% entre os meses de maio e julho deste ano, no Brasil. O acréscimo, segundo a pasta, se deve, principalmente, à necessidade do documento para a emissão do selo “Turismo Responsável” e para a solicitação de financiamentos de parte R$ 5 bilhões via Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Agências de viagens tiveram crescimento de 3,7% nos últimos três meses. (foto: Roberto Castro/MTur)

Atualmente, o sistema conta com mais de 110 mil empreendimentos do setor formalizados junto ao Ministério do Turismo (MTur).  As empresas organizadoras de eventos foram as que mais registraram crescimento (13%), chegando a cerca de 5.800 empreendimentos.

Os meios de hospedagens tiveram um incremento de 7%, atingindo mais de 14 mil unidades regularizadas. O sistema incorporou ainda mais de mil agências de viagens em todo o país, totalizando 31.686 unidades regularizadas: aumento de 3,7%.

Os últimos doze meses também foram positivos para o Cadastur. Mais de 20 mil prestadores de serviços turísticos foram registrados, um aumento de 22%. A maioria dos programas e ações do MTur voltados para os municípios e empreendedores, como o financiamento de projetos, exige o número do Cadastur.

Além de ofertar vantagens e oportunidade de negócios, a plataforma também é uma importante fonte de consulta para os turistas, que podem verificar a situação de cada prestador ou empresa que preste serviços turísticos no seu estado. O cadastro é feito de forma totalmente online e gratuita.

O sistema, obrigatório para sete segmentos – agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, transportadoras turísticas e guias de turismo -, tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização e a legalização do setor.

O número do Cadastur precisa ser renovado a cada cinco anos para os guias de turismo e a cada dois anos para as demais atividades.


Com informações do MTur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s