A baleia-fin (Balaenoptera physalus), que foi reintroduzida ao mar por uma força-tarefa formada por técnicos de órgãos ambientais e voluntários, na tarde de terça-feira (21), reapareceu morta na manhã de hoje (22), encalhada no litoral da Barra de Santo Antônio.

A baleia havia encalhado inicialmente na Praia de Carro Quebrado, neste município. O coordenador do Instituto Biota de Conservação de Alagoas, Bruno Stefani, confirmou se tratar do mesmo animal.
“Infelizmente, na manhã de hoje, ele veio a encalhar após ser reintroduzido”, lamentou Stefani, que junto a outros técnicos do Biota fazem a necropsia do animal, que apresenta ferimentos.
A baleia, com 13 metros de comprimento, terá de ser removida com o auxílio de uma retroescavadeira até local livre da influência do mar para que a necropsia seja concluída e o enterro realizado numa vala próxima.
“Esse local será georreferenciado para que daqui a alguns anos possamos ter acesso a essa carcaça. A ideia é de que esse esqueleto seja montado para que a história desse animal seja contada e futuras pesquisas feitas”, explicou.
A força-tarefa para desencalhar a baleia na terça-feira (21) envolveu técnicos do Biota, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da prefeitura da Barra de Santo Antônio.
Pingback: Técnicos concluem necropsia em baleia que encalhou morta – Blog da Costa dos Corais