Baleia reintroduzida após encalhe é encontrada morta

A baleia-fin (Balaenoptera physalus), que foi reintroduzida ao mar por uma força-tarefa formada por técnicos de órgãos ambientais e voluntários, na tarde de terça-feira (21), reapareceu morta na manhã de hoje (22), encalhada no litoral da Barra de Santo Antônio.

Força-tarefa foi formada por técnicos de órgãos ambientais e voluntários (foto: divulgação)

A baleia havia encalhado inicialmente na Praia de Carro Quebrado, neste município. O coordenador do Instituto Biota de Conservação de Alagoas, Bruno Stefani, confirmou se tratar do mesmo animal.

“Infelizmente, na manhã de hoje, ele veio a encalhar após ser reintroduzido”, lamentou Stefani, que junto a outros técnicos do Biota fazem a necropsia do animal, que apresenta ferimentos.

A baleia, com 13 metros de comprimento, terá de ser removida com o auxílio de uma retroescavadeira até local livre da influência do mar para que a necropsia seja concluída e o enterro realizado numa vala próxima.

“Esse local será georreferenciado para que daqui a alguns anos possamos ter acesso a essa carcaça. A ideia é de que esse esqueleto seja montado para que a história desse animal seja contada e futuras pesquisas feitas”, explicou.

A força-tarefa para desencalhar a baleia na terça-feira (21) envolveu técnicos do Biota, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da prefeitura da Barra de Santo Antônio.

Ficamos com as imagens emocionantes e felizes da operação de desencalhe

Um comentário sobre “Baleia reintroduzida após encalhe é encontrada morta

  1. Pingback: Técnicos concluem necropsia em baleia que encalhou morta – Blog da Costa dos Corais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s