Em live transmitida na noite de quinta-feira (16) pelo Instagram, através do perfil do empresário e palestrante Tedd Albuquerque, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, afirmou que os índices já demonstram uma recuperação gradativa do setor hoteleiro nacional. Segundo ele, o turismo de sol e mar será o primeiro a despontar no pós-pandemia e o que mais vai crescer, ao contrário do segmento de negócios, que deve permanecer em baixa.
“Eu estive conversando com o presidente da ABIH nacional, Manoel Linhares, e as reservas para janeiro já estão em torno de 60% das reservas de janeiro do ano passado. Eu acho que o turismo de sol e mar, nesse primeiro momento, com a saída da pandemia, com a retomada do turismo, será o que mais vai crescer”, aposta Gilson Neto, ao responder ao Blog da Costa dos Corais, que participou da live enviando perguntas.
O presidente da Embratur, entretanto, demonstrou preocupação com o turismo de negócios.
“Esse segmento, depois que todo mundo aprendeu a fazer teleconferência, vai sofrer um impacto real; as companhias aéreas vão sofrer com a diminuição do fluxo, porque o mundo todo está trabalhando hoje através de teleconferências”, explicou.
Durante a transmissão ao vivo, Gilson Neto falou das políticas públicas adotadas pelo Governo Federal para socorrer o setor turístico nacional, afetado pela pandemia; da nova formatação da Embratur e dos projetos executados pelo Instituto.
Ele abriu a série de entrevistas do “Papo 10”, quadro apresentado por Tedd Albuquerque no Instagram.

“Eu acho que o turismo de sol e mar, nesse primeiro momento, com a saída da pandemia, será o que mais vai crescer”
Pingback: Turismo de sol e mar será o 1° a se recuperar pós-pandemia, acredita presidente da Embratur