Com protocolo sanitário, passeios às piscinas naturais de Maragogi são retomados

Suspensos desde o dia 22 de março, por causa da pandemia da Covid-19, os passeios turísticos às piscinas naturais de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, foram retomados nesta sexta-feira (17). O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira, e o prefeito do município, Fernando Sérgio Lira, acompanharam a reabertura das visitações.

Piscina natural de Maragogi, principal atrativo turístico do município (Foto: Miguel von Behr/Arquivo)

“Nesta retomada econômica, após esses quatro meses de combate, em estágio de guerra contra o coronavírus, trouxemos aqui o nosso coronel Homero Cerqueira, presidente do ICMBio, para testemunhar, obedecendo os protocolos mais rígidos possíveis, essa retomada da nossa economia”, comemorou Sérgio Lira, a bordo de um catamarã, que transporta visitantes às piscinas naturais de Maragogi.

Formações recifais localizadas próximas da costa, as piscinas naturais são os principais atrativos turísticos de Maragogi, atraindo milhares de visitantes. A atividade econômica movimenta, além do transporte aquaviário, uma série de outros serviços como o de mergulho, fotografia subaquática, restaurantes, hotéis e pousadas.

As piscinas naturais estão inseridas na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, sob a gestão do ICMBio. Trata-se da maior unidade de conservação marinha costeira do país e a 10ª mais visitada do Brasil em 2019, segundo o próprio Instituto.

O ICMBio autorizou a retomada das visitações públicas na APA Costa dos Corais na segunda-feira (13), por meio de portaria, mas a prefeitura só permitiu a volta do transporte aquaviário – feito através de catamarãs, lanchas e escunas – nesta sexta-feira (17), após estabelecer um rígido protocolo de segurança sanitária aplicado aos operadores da atividade.  

“Maragogi está de parabéns, estabelecendo todos os protocolos. As pessoas estão aqui com máscaras, álcool gel e coletes salva-vidas”, constatou o presidente do ICMBio, ao lado do prefeito, na mesma embarcação.

Dentre as medidas restritivas adotadas está a diminuição do número de passageiros embarcados às piscinas naturais: 30 para catamarãs, 08 para escunas e 06 para lanchas. As operadoras de mergulho só podem utilizar um cilindro de oxigênio por pessoa ao dia.

2 comentários sobre “Com protocolo sanitário, passeios às piscinas naturais de Maragogi são retomados

  1. Severino

    Com muita alegria, essa reabertura é algo de grande importância para toda nossa região. Venham conhecer Maragogi, suas praias, seu povo e outras, como Barra Grande, outras praias, nossa culinária e outras maravilhas do Município de Maragogi!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s