Assim como a área metropolitana de Maceió, a 2ª Região Sanitária de Alagoas, formada por municípios do Norte do estado, ingressará, a partir de segunda-feira (20), na fase laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado, instituído pelo Governo de Alagoas, que norteia o processo de reabertura dos setores e de retomada das atividades econômicas. A capital avançou para a bandeira amarela.
As decisões estão sendo tomadas com base na análise dos três eixos estratégicos que compõem a Matriz de Risco: utilização da capacidade hospitalar instalada, evolução epidemiológica e taxa de evolução da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
A 2ª Região Sanitária é formada pelos municípios de Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luis do Quitunde e São Miguel dos Milagres. As cidades litorâneas dessa área do estado integram o segundo maior destino turístico de Alagoas: a Costa dos Corais.
Vale ressaltar que estabelecimentos hoteleiros não foram impedidos, via decreto estadual, de manter suas atividades. A suspensão e reativação desses serviços dependem de decisão empresarial. O mesmo não ocorre com os receptivos turísticos e clubes, que permanecem com o funcionamento suspenso na fase laranja, em atenção à pandemia da Covid-19.
Veja abaixo o que passa a ser permitido na fase laranja
- Salões de beleza e barbearia com capacidade de atendimento reduzida em 50%
- Lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m², que pratiquem comércio ou serviço de natureza privada, exceto shoppings centers e galerias
- Templos e igrejas com 30% da sua capacidade de funcionamento
Confira nas imagens abaixo as recomendações gerais e específicas