Portaria do ICMBio autoriza reabertura de visitação pública na APA Costa dos Corais

Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (13), permite a reabertura da visitação pública em toda a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior Unidade de Conservação (UC) marinha costeira do país, localizada entre os litorais Sul de Pernambuco e Norte de Alagoas.

Com isso, os passeios turísticos em toda a APA – incluindo as piscinas naturais e a observação do peixe-boi marinho – estão permitidos, desde que condicionados às determinações estabelecidas pelos protocolos de segurança sanitária dos estados e municípios para o enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente do novo coronavírus.

Piscinas naturais de Maragogi, principais atrativos turísticos do município (foto: Severino Carvalho)

Em Maragogi, uma reunião marcada para a quarta-feira (15), às 9 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação, vai definir o protocolo sanitário a ser aplicado ao transporte aquaviário, responsável pelos passeios às piscinas naturais do município.

A expectativa é de que as atividades sejam retomadas já a partir do dia 17, quando as condições da maré voltam a ficar favoráveis ao passeio aquaviário, já com o protocolo sanitário em vigor e a diminuição da capacidade de transporte, para reduzir aglomerações.

Conforme a portaria, o Número Balizador de Visitantes (NBV) de cada atrativo turístico, assim como o número de embarcações por dia, deverá respeitar os limites já estabelecidos pelas normas da Unidade de Conservação.

O documento é assinado pelo presidente do órgão, Homero de Giorge Cerqueira. A visitação pública na APA Costa dos Corais estava suspensa desde o dia 22 de março, também por portaria, em atenção à pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

3 comentários sobre “Portaria do ICMBio autoriza reabertura de visitação pública na APA Costa dos Corais

  1. Pingback: Transporte aquaviário voltará com muita cautela, garante prefeito de Maragogi

  2. Pingback: Com protocolo sanitário, passeios às piscinas naturais de Maragogi são retomados

Deixe um comentário