O Ministério do Turismo (MTur) anunciou, esta semana, que fechou acordo de cooperação com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) e com o Conselho Municipal de Turismo de Alto Paraíso (GO) para ofertar cursos de inglês e espanhol aos guias e condutores de turismo de todo o Brasil.

Para o Ministério, trata-se de mais uma oportunidade de qualificação profissional, agora, em línguas estrangeiras. Ao todo, serão oferecidas mais de 4,2 mil vagas. O MTur considera que a disponibilização destes cursos será uma importante aliada na retomada do turismo.
Do total de vagas, 70% serão direcionadas para a oferta de cursos de inglês e os outros 30% para espanhol. Além disso, serão disponibilizadas mais de 2,8 mil oportunidades para os guias de turismo atendidos pela Fenag, 1.180 para os condutores que atendem os visitantes dos parques nacionais coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 210 para os condutores da região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Os processos de seleção serão realizados pelas instituições.
A previsão é que, a partir de agosto, os condutores já possam iniciar as qualificações. Em outubro, será a vez dos guias de turismo. De acordo com o termo de cooperação, as entidades parceiras ficarão responsáveis por monitorar a realização e a conclusão dos cursos por parte dos interessados.
Com informações do MTur
Pingback: MTur vai oferecer cursos de línguas estrangeiras a guias e condutores de turismo