Com protocolos e selo do MTur, empreendimentos turísticos se preparam para retomar atividades

Com o foco na retomada das atividades e no bem-estar de clientes e colaboradores, empreendimentos hoteleiros e ligados à atividade turística do Litoral Norte de Alagoas implantaram rígidos protocolos sanitários. Muitos desses estabelecimentos já requisitaram ao Ministério do Turismo (MTur), o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor.

Alguns já contam com a certificação, um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram normas específicas de prevenção da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. É o caso do hotel Praia Dourada, em Maragogi, que retomou as atividades na quarta-feira (01), mas apenas com 80 apartamentos, metade de sua capacidade instalada.

O proprietário Hanna Daher acredita que a ocupação dos leitos, que segue em baixa, só deverá dar sinais de melhora a partir de setembro.

Praia Dourada voltou a funcionar com protocolo de segurança e Selo Turismo Responsável (fotos: divulgação)

O hoteleiro, entretanto, destacou a importância de seguir as normas sanitárias e de se obter a certificação.

“Já temos o Selo e ele é de fundamental importância para a hotelaria. Trata-se de um atestado de confiabilidade. Os estabelecimentos que aderiram podem atestar, dessa forma, que estão cumprindo todas as normas vigentes”, afirmou Hanna Daher.

Ele conta que para reabrir o hotel teve de adequar as instalações às novas normas sanitárias de prevenção à Covid-19 e de capacitar todos os funcionários, que agora têm o desafio de atuar dentro de uma nova realidade.

 “O afastamento de mesas determinado era de um metro e meio e nós estabelecemos o mínimo de dois metros de distância entre um móvel e outro, tanto na parte interna como na externa. Estamos usando todos os produtos que são indicados para desinfetar 100% o ambiente. Existe uma planilha de limpeza em que o colaborador passa de hora em hora limpando as áreas comuns. Fixamos, ainda, totens com recipientes de álcool em gel distribuídos por todo o hotel”, citou.

Mesas foram dispostas obedecendo à distância regulamentada pelo protocolo sanitário no Praia Dourada

Em Japaratinga, a Pousada Paraíso dos Coqueirais também conta com o Selo Turismo Responsável, após estabelecer o Manual de Boas Práticas. O estabelecimento já retomou as atividades, mas com capacidade limitada.  

“Esses protocolos são essenciais para que a gente retome as atividades com maior segurança. Adotamos todos os princípios de distanciamento, tanto físico como visual. Seguindo esses protocolos, verificamos que dá para trabalhar tranquilamente”, contou o gerente-geral da Paraíso dos Coqueirais, Cláudio Zanichelli.

Um dos maiores receptivos turísticos do Litoral Norte de Alagoas, o Pontal do Maragogi foi outro empreendimento que estabeleceu protocolos sanitários, recebeu a certificação do MTur e se prepara para retomar as atividades, tão logo seja permitida a reabertura deste tipo de empreendimento.

“O selo passa para o consumidor a certeza da segurança, ou seja, que o estabelecimento está cumprindo todos os protocolos exigidos pela Anvisa e demais órgãos reguladores”, observou o proprietário, Farid Daher.

2 comentários sobre “Com protocolos e selo do MTur, empreendimentos turísticos se preparam para retomar atividades

  1. Pingback: Com protocolos e selo do MTur, empreendimentos turísticos se preparam para retomar atividades

  2. Pingback: Alagoas é o 12° estado no Brasil que mais requisitou o Selo Turismo Responsável ao MTur

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s