Gigante pela própria natureza, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior Unidade de Conservação (UC) Marinha Costeira do Brasil. Criada em 1997, abrange mais de 400 mil hectares, abraçando 120 km de praias, manguezais, rios e restingas.
Para onde se volte o olhar, tem-se vida, terra, água, ar… Guarda em seus mares, num gradiente de cores de infinita beleza, 185 espécies de peixes registradas e dez de corais, sendo sete endêmicas. Nela vivem, em berço esplêndido, animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas-marinhas e o peixe-boi.
É da APA Costa dos Corais que comunidades tradicionais de pescadores tiram seu sustento, em 14 municípios, do Litoral Norte de Alagoas ao Sul de Pernambuco. Integra e congraça com graça os dois estados da federação. Generosa, a Unidade de Conservação oferece, ainda, piscinas naturais em uma mar de águas claras, calmas e termais aos que lá chegam em busca de descanso ou de lazer, gerando renda aos seus habitantes através do turismo.
Em tempos sombrios e de ataques sorrateiros ao meio ambiente e àqueles que o defendem, resta-nos, como cidadãos, preservar e proteger esse patrimônio colossal que pulsa em vida, em graça, em cor.
Não deixemos a boiada passar, também, sobre a APA Costa dos Corais!
Pingback: APA Costa dos Corais é a 10ª Unidade de Conservação mais visitada do Brasil – Blog da Costa dos Corais
Pingback: Expedição feita pelo ICMBio constata branqueamento e morte de corais na APACC