Evento destaca importância da APA Costa dos Corais

Começa neste sábado (1) a segunda edição do Projeto APAIÓ. Promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Yandê, o evento consiste na ocupação de pontos estratégicos, a exemplo de praças públicas, em São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe, municípios da Rota Ecológica, no Litoral Norte de Alagoas.

O objetivo é chamar a atenção para a importância socioambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior Unidade de Conservação Marinha (UCM) do país, onde estão inseridos os municípios turísticos.

Serão desenvolvidas atividades que buscam levar ao público a compreensão de que a área em questão não consiste apenas num território de lazer e entretenimento, mas de grande importância socioambiental. Além disso, será dada visibilidade aos mestres e mestras da cultura popular.

A proposta é divulgar a APA Costa dos Corais; sensibilizar turistas, moradores e prestadores de serviço para a importância dos regramentos da UCM; promover e valorizar as manifestações populares de forma a ressaltar a importância socioambiental da região.

Na edição anterior, o evento contou com a participação de mais de mil pessoas, entre moradores e visitantes; teve, ainda, o apoio de 15 voluntários (universitários e jovens locais) que foram essenciais para a condução de diversas atividades que aconteceram simultaneamente.

Segundo os organizadores, APAIÓ é uma palavra de poder que significa “Olha a APA aí”, funcionando como um chamado, uma convocação à população a olhar para a APA Costa dos Corais, em uma alusão ao “Opaió”, muito utilizado no jeitinho local de falar.

Confira a programação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s