O réveillon no Litoral Norte de Alagoas será como nos outros anos para a hotelaria: casa cheia! A expectativa do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB) é de que a ocupação dos leitos de hotéis e pousadas chegue a 100%, acima da taxa média estadual, que deve ficar em 92%, esta aferida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
O setor hoteleiro também espera que a virada de ano traga novos ares para mercado turístico, duramente atingido pelo maior desastre ambiental do litoral brasileiro: o derramamento de óleo que afetou, principalmente, a costa nordestina. Leia avaliação no final desta postagem.

A Costa dos Corais alagoana – como é conhecido o Litoral Norte do Estado – já se consolidou como um dos destinos turísticos mais procurados do país para as festas de fim de ano. O Réveillon dos Milagres – na Rota Ecológica – é uma prova disso.
A festa já está em sua 9ª edição e atrai, sobretudo, o público jovem do Sudeste do país. A maratona de shows teve início no dia 27 de dezembro e só termina em 1º de janeiro, com destaque para a música eletrônica.
A grande movimentação de participantes eleva a ocupação hoteleira nos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, centro das festividades.
O vizinho município de Japaratinga registra ocupação de 90% dos leitos de hotéis e pousadas, segundo informou o presidente da Associação dos Empreendedores em Turismo de Japaratinga (Aejatur), Tony Bleuler.
Já em Maragogi, a expectativa é de 100% de ocupação, garante a secretária municipal de Turismo, Thereza Dantas.
Festas
A taxa média de ocupação no Litoral Norte é puxada para cima, sobretudo, pelos grandes hotéis, a exemplo do Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, que faz uma das festas de réveillon mais tradicionais da hotelaria alagoana.
O estabelecimento hoteleiro encontra-se com todas as unidades ocupadas para a virada do ano, cujas reservas foram encerradas ainda em agosto. A grande atração musical no Salinas é a orquestra Evolution. O show pirotécnico vai durar 10 minutos.
Ainda em Maragogi, o Hotel Praia Dourada também registra 100% de ocupação dos seus 167 apartamentos. Cerca de 60% dos hospedes são procedentes do Sul e Sudeste do país.
Lotação máxima também no Japaratinga Lounge Resort. O Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort registrava, até a segunda-feira (30), 88% de ocupação para o réveillon.
Além das festas privadas e promovidas pela rede hoteleira, prefeituras de municípios do Litoral Norte realizam eventos de rua para saudar a chegada do ano novo.
Em Maragogi, a celebração acontece na Avenida Senador Rui Palmeira, orla marítima da cidade. As atrações são Jaime Mendes, Julinho Porradão e Trio Elétrico Foguinho. Haverá show pirotécnico durante a virada.
Avaliação
A presidente executiva do CCC&VB, Ana Carvalho, acredita que 2020 será um ano de recuperação para a rede hoteleira da Costa dos Corais, prejudicada pelo derramamento de óleo. O maior desastre ambiental da costa brasileira derrubou a ocupação nos dois últimos meses do ano.
“Mas agora tudo está limpo e lindo e a expectativa é o crescimento do nosso turismo e o aumento do fluxo de visitantes para a Costa dos Corais em 2020”, projeta Ana Carvalho.
Ela avalia, ainda, que apesar dos prejuízos com o derramamento de óleo, 2019 foi um ano de ganhos pelo crescimento nas relações de governança liderada pelo CCC&VB e as secretarias de Turismo do Estado e dos municípios que integram a região, em especial a de Maragogi.
“Isso resultou na união de todos, trabalhando na mesma direção com participações nas principais feiras, divulgando o destino Costa dos Corais”, recordou a presidente executiva, destacando a articulação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) na captação e aumento do número de voos nacionais e internacionais para Alagoas, a exemplo do voo Lisboa/Maceió pela TAP.
“Novos empreendimentos hoteleiros estão sendo construídos em Maragogi, Porto de Pedras e Barra de Santo Antonio, com destaque para a inauguração do Japaratinga Lounge Resort, aumentando nossa oferta de leitos”, finalizou.