O lixo produzido por quem desfruta das belezas naturais do Litoral Norte de Alagoas sempre incomodou o pernambucano Frederico Araújo, 50 anos. Quando ainda acampava na costa de Japaratinga, no início da década de 1990, ele recolhia todo o resíduo e levava consigo para o Recife, onde entregava em pontos de coleta seletiva.

A paixão por Alagoas cresceu e ele comprou um terreno em Japaratinga, onde, em 2001, instalou a Pousada Doze Cabanas e também passou a morar. O tratamento adequado dos resíduos permaneceu como meta.
“Eu levava os resíduos de carro ao Recife para serem reciclados, passei para um reboque e depois para um meio-caminhão”, recorda “Fred”, como é mais conhecido.
Como pousadeiro, percebeu que os colegas empresários enfrentavam o mesmo dilema: ou pagavam para que uma empresa especializada de Maceió recolhesse os resíduos ou estes iam parar direto nos antigos e extintos lixões dos municípios, sem nenhum tratamento.

Foi quando Fred decidiu transformar o cuidado com o meio ambiente em negócio. Sem abandonar a pousada, entrou para um setor cujas empresas, se bem administradas, tornam-se um modelo de negócio lucrativo, que já movimenta R$ 12 bilhões por ano no Brasil, apesar do desperdício.
Estima-se que o país ainda perca mais de R$ 3 bilhões, ao ano, por não reciclar os resíduos sólidos.

Surgia, então, a Triagen – Transformação e Reciclagem. Com sede em Japaratinga, será a primeira empresa instalada na região a recolher os resíduos da rede hoteleira da Costa dos Corais para a reciclagem, a partir do próximo mês.
O sinal verde veio com a licença de operação emitida no dia 3 de outubro pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Fred terá de cumprir algumas condicionantes para iniciar os serviços, mas já conta com 26 coletores instalados nos municípios de Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.
A empresa tem caminhão-baú para a coleta porta a porta e um galpão para armazenamento dos recicláveis: vidro, plástico, alumínio e papelão.

O material coletado será levado para reciclagem numa indústria do Recife.
“Será um alívio para muitos empresários da região que pagavam para uma empresa de fora recolher os resíduos e dá a destinação correta. Agora vou receber o material em forma de doação e levá-lo para a reciclagem. A vontade de trabalhar só aumenta: vamos cuidar do meio ambiente e gerar renda ao mesmo tempo”, comemora Fred.
O presidente do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Luiz Cláudio Gonçalvez, o “Lula”, afirmou que a entrada em operação da Triagen completa um ciclo importante para a região.
“A reciclagem desenvolvida pelo empresário da Pousada Doze Cabanas, nosso querido associado Fred, é um exemplo e estímulo para todos: empresários e moradores. Completa o elo da cadeia da reciclagem que faltava”, observou Lula.