A GOL Linhas Aéreas Inteligentes vai disponibilizar 350 voos adicionais durante toda a próxima alta temporada turística em Alagoas. O anúncio foi feito pelo presidente da Companhia, Paulo Kakinoff, durante a solenidade de assinatura do termo de concessão de incentivos fiscais à empresa, realizada na segunda-feira (23), no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

Kakinoff informou que a partir de dezembro será incluído, como operação regular, mais um voo diário entre os aeroportos Zumbi dos Palmares e Guarulhos (SP), maior hub receptor e emissor de turistas do Brasil.
A política de incentivos fiscais implantada pelo Governo do Estado vem recuperando e fortalecendo a malha aérea alagoana, após a saída da Avianca do mercado.
“Com isso, a gente tem um crescimento da oferta da Gol para o Estado de 8,6%, ou seja, são 8,6% mais turistas vindo pra cá diariamente. E como consequência disso – e dos demais investimentos que estão sendo feitos pelo Estado e pela iniciativa privada – estamos anunciando, também, nessa alta temporada, 350 voos adicionais pra cá durante o verão”, revelou o presidente da Companhia.
A GOL já colocou à venda os novos voos para Alagoas, adicionando as três frequências de Maceió para o Aeroporto de Guarulhos. Além disso, para melhor atender à demanda da alta temporada, a Companhia oferecerá operações extras partindo da capital alagoana para Brasília, São Paulo (Congonhas), Campinas e Rio de Janeiro (RIOgaleão).
Incentivo
Assinado pelo governador Renan Filho, o incentivo concedido à GOL garante a redução de 12% para 8% do ICMS sobre o Querosene de Aviação (QAV). As despesas com combustível representam cerca de 35% dos custos operacionais das companhias.
“O fluxo turístico será elevado decisivamente, até porque a legislação impõe que a concessão do incentivo seja diretamente proporcional ao aumento do número de voos. É importantíssimo que o Estado esteja atento à concessão de incentivos fiscais para aumentar a nossa competitividade regional e garantir o avanço do nosso turismo”, considerou o governador.
Presente à solenidade, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, afirmou que a medida estimula a competitividade, fazendo com que o preço da passagem venha a cair.
“Isso promove a atração de ainda mais turistas, fazendo da próxima temporada a maior da história do Estado. Tudo isto faz com que o turismo se concretize em um dos maiores geradores de novos empregos e novas oportunidades para o povo alagoano”, ressaltou Rafael Brito.
O presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Glênio Cedrim, falou durante a solenidade, representando todo o trade turístico de Alagoas. Ele afirmou que a redução do ICMS sobre o QAV é importantíssimo para o setor.
“Estamos hoje comemorando mais uma vitória, mais um pleito atendido pelo Governo. Alagoas depende fortemente da malha aérea para o turismo se desenvolver. Praticamente 80% do nosso fluxo vem através dela. Com a perda da Avianca no início do ano, tivemos uma redução de quase 20% de nossa malha. O governador foi muito ágil, deu essa resposta rápida, e conseguiu viabilizar essa legislação importante para Alagoas. Isso faz com que a gente acredite e continue investindo em nosso estado”, declarou Glênio Cedrim.