Órgãos ambientais investigam surgimento de manchas na APA Costa dos Corais

Órgãos ambientais estão investigando o surgimento de manchas escuras – com aparência de piche – em praias de municípios integrantes da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, em Alagoas.

Manchas escuras com aparência de piche surgiram em praias da APA (Foto: cortesia)

Ocorrência semelhante já havia sido registrada no litoral do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. A Agência Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH), inclusive, identificou o material como sendo piche. A substância é um subproduto dos combustíveis utilizados por embarcações de grande porte, a exemplo de navios de carga.

A suspeita é de que o piche teria sido derramado em alto mar após a limpeza dos tanques ou despejado junto com a água de lastro utilizada para “balancear” os navios. Tais procedimentos são proibidos por lei por causar problemas sócio-financeiros, de saúde e ambientais.

Órgãos ambientais que atuam na APA Costa dos Corais em Alagoas – dentre eles o IBAMA e o ICMBio – receberam denúncias de que as manchas escuras surgiram nesta quarta-feira (11) em praias de Japaratinga, Porto de Pedras (Lages) e São Miguel dos Milagres (Toque). As ocorrências são pontuais e estão sendo investigadas.

“Pelas fotos que recebi parece um óleo grosso com aparência de piche. Essas manchas apareceram desde o litoral do Ceará até Alagoas”, disse o analista ambiental do IBAMA, Roberto Wagner, responsável pelo setor de Emergências Ambientais. Ele informou que o órgão vai realizar uma vistoria em todas as praias onde apareceram as manchas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s