Veja a categorização dos 8 municípios da Costa dos Corais no Mapa do Turismo

Dos 8 municípios que integram a região turística da Costa dos Corais, inclusos no Mapa do Turismo 2019, dois subiram de categoria, cinco se mantiveram no mesmo patamar e um caiu.

Japaratinga saltou da categoria C para a B no Mapa do Turismo 2019 (Foto: Kaio Fragoso)

Maragogi saltou da categoria B para a A e Japaratinga da C para a B. Maragogi, aliás, se juntou a Maceió no topo da categorização em Alagoas, conforme o novo Mapa 2019 divulgado recentemente pelo Ministério do Turismo (MTur).

Em Alagoas, apenas Maceió e Maragogi ocupam a categoria A. A Capital se mantém neste patamar desde 2017. O mapa é atualizado a cada dois anos.

Japarantiga, por sua vez, juntou-se a Arapiraca, que também galgou um nível, passando da categoria C para B. Alagoas conta 50 cidades consideradas turísticas. Os demais municípios estão nas categorias C (9), D (29) e E (8).

Ainda na Costa dos Corais, se mantiveram na categoria D os municípios de Barra de Santo Antônio, Paripueira, Passo de Camaragibe e Porto Calvo. Na categoria C manteve-se Porto de Pedras. O único a cair um nível foi São Miguel dos Milagres, da B para a categoria C.

Critérios

Para classificar os municípios no Mapa do Turismo, o MTur leva em consideração cinco variáveis: quantidade de empregos formais, de estabelecimentos formais de hospedagem, estimativa de turistas internacionais e de turistas domésticos, além da arrecadação nos estabelecimentos de hospedagem.

Segundo o Ministério, o processo de categorização agrupa municípios de acordo com o desempenho de suas economias do turismo. Esse agrupamento permite enxergá-los de forma diferenciada, observa a pasta.

Segundo a metodologia empregada, os que possuem médias semelhantes – nas cinco variáveis analisadas – são reunidos em uma mesma categoria.

No caso de São Miguel dos Milagres, que caiu de categoria, o MTur esclarece que “após as análises de todas as variáveis, o município citado ficou mais perto dos critérios previstos na categoria C. Vale registrar que o os parâmetros tomam por base uma média nacional”.

A categorização serve para otimizar a distribuição de recursos públicos, orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria, aperfeiçoar a gestão pública, auxiliar na atualização do Mapa e orientar a reflexão sobre o papel de cada cidade no processo de desenvolvimento turístico regional.

Perfil

O Blog da Costa dos Corais manteve contato com a assessoria de imprensa do Ministério do Turismo e quis saber, dentre outras questões: se, independentemente da classificação, os municípios receberão a mesma atenção da pasta?

“É preciso deixar claro que a categorização não restringe o número de municípios priorizados pelo Ministério do Turismo. Pelo contrário, ela permite ampliar o apoio dado pelo Ministério aos municípios. Na Portaria MTur nº 39 de 10 de março de 2017, estão previstos apoios para todas as categorias de municípios, de acordo com o perfil de cada um. O fato de um município ser categorizado em C não significa que ele receberá menos apoio que um município categorizado como B”, esclareceu a pasta.

O Ministério explicou, ainda, que na versão 2019 do Mapa houve uma revisão da metodologia empregada e da coleta de informações atualizadas (Dados RAIS 2017 e Demanda Turística Internacional 2017).

Além disso, foi introduzida a variável “arrecadação de impostos federais dos meios de hospedagem” como forma de complementar os indicadores já utilizados, agregando uma variável de desempenho financeiro para a análise.

“O processo de categorização agrupa municípios de acordo com o desempenho de suas economias do turismo. Esse agrupamento permite enxergar cada município constante no Mapa do Turismo Brasileiro de forma diferenciada. De acordo com a metodologia, os municípios que possuem médias semelhantes – nas cinco variáveis analisadas – são reunidos em uma mesma categoria”, explicou.

Por fim, o Ministério esclareceu que todos os 5.570 municípios brasileiros foram analisados e por esse motivo os valores médios das categorias mudaram na última atualização, fazendo com que alguns fossem puxados para cima ou para baixo na avaliação.

“Ressalta-se que todas as capitais estão agrupadas na Categoria A e que os municípios que possuem 0 (zero) nas cinco variáveis são agrupados na Categoria E”.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios integrantes.

Um comentário sobre “Veja a categorização dos 8 municípios da Costa dos Corais no Mapa do Turismo

Deixe um comentário