Costa dos Corais vai receber projetos estruturantes financiados pelo CAF

A delegação do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e representantes do Governo do Estado fizeram, na quinta-feira (5), uma visita técnica aos municípios que integram a Costa dos Corais.

O grupo iniciou a missão de avaliação sobre futuros investimentos dentro do Programa Estrutura Alagoas com foco, sobretudo, no desenvolvimento do turismo. O Litoral Norte é uma das regiões que serão beneficiadas.

Grupo visitou a Rota Ecológica, destino turístico formado pelos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe (Foto: divulgação / CCC&VB)

A delegação do CAF chegou a Alagoas na terça-feira (3) e foi recebida na sede da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). A abertura dos trabalhos foi comandada pela secretária especial do Tesouro Estadual, Renata dos Santos.

A primeira reunião da agenda contou com apresentação geral e lógica territorial do Programa, assim como os projetos de algumas secretarias de Estado que serão beneficiados com os recursos, como Seinfra (Infraestrutura), Sedetur (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Setrand (Transporte e Desenvolvimento Urbano).

Projetos 

O Estado vem pleiteando, junto ao CAF, 140 milhões de dólares, a serem investidos em projetos que vão desde obras de duplicação – como da Rodovia AL 101 Norte, ligando Maceió à Barra de Santo Antônio – até saneamento, urbanização e mobilidade da região de Maragogi e Rota Ecológica, que integram a Costa dos Corais. 

A visita técnica ao Litoral Norte foi acompanhada pela presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Ana Carvalho; e pelo presidente da instituição, Luiz Cláudio Gonçalves, o “Lula”, representando o setor turístico, além de representantes das prefeituras municipais.

Ana Carvalho destacou a importância das obras estruturantes previstas para o Litoral Norte de Alagoas.

“São projetos de vital importância para os moradores da região e o consequente desenvolvimento turístico da Costa dos Corais”, avaliou ela.

Segundo a Secretária Especial do Tesouro Estadual, Renata Santos, a negociação com Banco ocorre há quase dois anos.

“Já apresentamos a carta consulta à Comissão de Financiamento Externo (COFIEX) no governo federal, que já foi aprovada. Esta é uma missão prévia para a assinatura do contrato. Os especialistas do Banco estão em Alagoas para que possamos discutir os detalhes mais específicos dos projetos e, assim, haja em breve a assinatura do financiamento. A previsão é de que ocorra até dezembro deste ano”, informou Renata dos Santos. 

Na sede da Sefaz, a primeira reunião da agenda contou com apresentação geral e lógica territorial do Programa (Foto: Ivo Neto)

Durante os próximos dias, equipes do Estado e Técnica da CAF realizarão visitas às áreas dos projetos, assim como ocorreu no Litoral Norte. Serão reuniões temáticas e de revisão de aspectos institucionais e de execução do Programa. 

O Secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, acompanhou a visita técnica ao Litoral Norte. Ele apresentou alguns dos projetos que estão sendo pleiteados pelo órgão.

“Nós estamos pleiteando investimentos para o esgotamento sanitário da Barra de São Miguel e Maragogi, assim como o abastecimento de água entre Japaratinga e Maragogi e o saneamento de toda Rota Ecológica: Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. Serão investimentos importantes que atenderão tanto os cidadãos quanto o desenvolvimento do turismo, que já tem uma grande potência na região”, avaliou Quintella.

A secretária do Tesouro Estadual reafirma que receber esses novos investimentos para o Estado é um grande passo para ampliação e requalificação, de forma nacional, do Turismo na região Norte, além de beneficiar os cidadãos.

CAF

O Banco de Desenvolvimento da América Latina tem por objetivo promover um modelo de desenvolvimento sustentável, por meio de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina. 

O CAF tem a missão de impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional, mediante o financiamento de projetos dos setores público e privado, a provisão de cooperação técnica e outros serviços especializados.

Constituído em 1970 e atualmente composto por 19 países – 17 da América Latina e Caribe, além de Espanha e Portugal – e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região.


Com Assessoria Sefaz e CCC&VB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s